A aplicação do YouTube voltada para crianças, a YouTube Kids, está a mostrar aos jovens internautas vídeos de teorias da conspiração os quais procuram convencer, por exemplo, que a Terra é plana e que os seres humanos nunca aterraram na Lua.
Quem o diz é o Business Insider, que encontrou vários vídeos deste tipo na app da plataforma da Google destinada a crianças. Em reação, o YouTube admitiu que “nenhum sistema é perfeito e às vezes não acertamos”, adiantando que quando falham é tomada “ação imediata para bloquear os vídeos e, se necessário, os canais a aparecer na aplicação”.
“Continuaremos a trabalhar para melhorar a experiência da aplicação YouTube Kids”, promete a plataforma.
Enquanto alternativa à app principal, a YouTube Kids tem a intenção de proporcionar aos mais novos uma experiência de utilização livre de conteúdo de origem duvidosa. Para tal o YouTube usa filtros destinados a manter longe determinados tipos de vídeos, os quais parece que nem sempre são bem sucedidos.