Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Grafeno, o 'material maravilha' que poderá mudar os seus gadgets

Marcaram presença no Mobile World Congress de Barcelona vários projetos que pretendem criar aplicações comerciais para o grafeno.

Grafeno, o 'material maravilha' que poderá mudar os seus gadgets

Pode não estar familiarizado com o grafeno mas este pode muito bem ser o material que revolucionará os gadgets comerciais nos próximos anos. Como nota o CNET, o grafeno é considerado por muitos como um ‘material maravilha’, tendo a seu favor não só propriedades únicas como também o facto de ser mais forte que metal e mais leve que papel.

Os smartphones são os dispositivos que, admitidamente, mais podem beneficiar da chegada ao mercado de grafeno, sobretudo no que diz respeito às baterias. Baterias compostas por grafeno são mais duráveis e permitem armazenar mais energia, acelerando também a transferência de energia entre a fonte de alimentação e o dispositivo móvel.

A robótica também sairá vencedora com a maior aposta em grafeno. O desenvolvimento de nervos a partir deste material para membros artificiais é uma das aplicações possíveis, sobretudo porque reage rapidamente a pressão e é mais leve que outros materiais.

A flexibilidade do grafeno também o torna ideal para integrar em ‘wearables’, sobretudo os direcionados para a saúde. Há projetos que, com recurso a este material, desenvolveram dispositivos capazes de medir o batimento cardíaco e o nível de oxigénio no sangue através da pele. O futuro é risonho.

Não faltam projetos que pretendem integrar grafeno em gadgets. Na mais recente edição do Mobile World Congress de Barcelona marcaram presença cerca de 25 projetos de investigação que têm em desenvolvimento projetos que apliquem este ‘material maravilha’. É uma questão de tempo até os vermos no mercado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório