Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa de máquinas regista o endereço eletrónico 1 milhão no domínio.pt

A Associação DNS.PT, que gere o domínio de topo de Portugal (.pt), anunciou hoje ter sido alcançada a marca de um milhão de nomes de endereços registados em .pt, com o registo da empresa de máquinas Meckos.

Empresa de máquinas regista o endereço eletrónico 1 milhão no domínio.pt
Notícias ao Minuto

17:24 - 13/03/18 por Lusa

Tech Meckos

"No ano em que se comemora o 30.º aniversário do .pt, e atingida que está a marca histórica de um milhão de registos, o DNS.PT tem a expetativa de continuar a apresentar números de crescimento pelo quinto ano consecutivo", refere a associação em comunicado.

Adiantando que o domínio com o número um milhão é o www.meckos.pt, da titularidade da Meckos, uma empresa de máquinas industriais têxteis com sede em Fafe, a DNS.PT adianta que desde a sua constituição, em 2013, "o .pt é um dos três domínios de topo (ccTLDs) que mais cresce de forma consecutiva na Europa".

"Depois de ter tido um dos melhores anos de sempre em 2017, só em 2018 foram mais de 23 mil domínios registados sob .pt", destaca a associação, precisando que no mês de janeiro, por exemplo, foram registados 10.693 novos domínios, o que representa um crescimento de 30% face ao período homólogo.

A delegação internacional do domínio.pt foi feita em 1988, sendo que o primeiro nome de domínio registado foi dns.pt.

Até 2013 o domínio de topo de Portugal foi gerido pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), tendo então o Governo de Pedro Passos Coelho decidido entregar esta função a uma associação de direito privado, no âmbito de uma estratégia de emagrecimento da administração pública.

Foi então constituída a Associação DNS.PT, com o papel de assumir a gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal, determinando os preços que servem de referência para as empresas especializadas na revenda de endereços da Internet terminados em .pt.

No comunicado hoje emitido, a associação diz desempenhar ainda "um papel relevante na dinamização da Internet, das competências digitais, da inclusão de cidadãos e empresas e da economia digital através do apoio a projetos, iniciativas e entidades associadas à Internet em Portugal".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório