Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Investigadores descobrem galáxia intacta desde o início do universo

Os investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) confirmaram, segunda-feira, a primeira deteção da uma "galáxia relíquia", que está intacta desde o início do universo, segundo imagens do telescópio espacial Hubble.

Investigadores descobrem galáxia intacta desde o início do universo
Notícias ao Minuto

21:54 - 12/03/18 por Lusa

Tech Espaço

Os resultados da investigação foram publicados segunda-feira na revista 'Nature' e o IAC explicou que apenas uma de cada mil galáxias maciças é uma relíquia do universo primitivo e conserva intactas as propriedades que tinha quando se formou há milhões de anos.

Quando os investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias e da Universidade de Laguna localizaram esta galáxia, solicitaram a possibilidade de observação com o telescópio Hubble para analisarem os aglomerados globulares que a rodeiam e assim confirmarem os dados que já tinham.

Os aglomerados globulares são agrupamentos de estrelas que flutuam em redor das galáxias e se formaram junto destas durante o seu nascimento.

Há dois tipos de populações de aglomerados globulares: os vermelhos, que nascem com as galáxias maciças, se encontram perto de seu centro e têm alto conteúdo de elementos mais pesados que o hélio; e os azuis, com menor percentual metálico e que estão ao redor das galáxias maciças como consequência de terem absorvido outras galáxias menores.

Os resultados da investigação publicados mostram que a galáxia NGC 1277 só possui os aglomerados globulares vermelhos que se formaram com ela em seu nascimento e, desde então, se tem mantido inalterada.

A galáxia NGC 1277 fica na área central do Aglomerado de Perseu, a maior concentração de galáxias próximas da Via Láctea e arredores.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório