Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Bruxelas lança concurso para peritos em inteligência artificial

A Comissão Europeia abriu hoje candidaturas para adesão a um grupo de peritos em inteligência artificial, que ficará, entre outras coisas, encarregado de elaborar um projeto de orientações para o desenvolvimento e utilização éticos da inteligência artificial.

Bruxelas lança concurso para peritos em inteligência artificial
Notícias ao Minuto

21:13 - 09/03/18 por Lusa

Tech Comissões

Entre as funções a desempenhar, o grupo de peritos em inteligência artificial (IA) deverá aconselhar a Comissão sobre a forma de construir uma comunidade vasta e diversificada de intervenientes numa "Aliança Europeia de IA", apoiar a implementação da futura iniciativa europeia em matéria de inteligência artificial, prevista para abril, e apresentar, até ao final do ano, um projeto de orientações para o desenvolvimento e utilização éticos da inteligência artificial, baseadas nos direitos fundamentais da União Europeia (UE).

As orientações serão elaboradas após uma ampla consulta e com base na declaração hoje emitida pelo Grupo Europeu de Ética para as Ciências e as Novas Tecnologias (GEE), um órgão consultivo independente da Comissão Europeia.

O período de candidatura para o grupo de peritos em inteligência artificial termina a 9 de abril e o executivo comunitário pretende criar este grupo até maio.

O grupo agregará e basear-se-á no trabalho relevante para a inteligência artificial realizado por outros peritos, como o Grupo Estratégico de Alto Nível sobre Tecnologias Industriais (relatório intercalar) e o grupo de peritos em matéria de responsabilidade e de novas tecnologias.

Para este último, foi também hoje lançado o convite à apresentação de candidaturas. Este grupo de peritos assistirá a Comissão na análise dos problemas relacionados com o atual quadro de responsabilidade.

"A inteligência artificial evoluiu rapidamente, de uma tecnologia digital para iniciados até uma ferramenta muito dinâmica que permite tecnologias com potencial de criação de mercado. Porém, como respaldamos estas alterações tecnológicas com uma posição ética firme? Tudo passa pela questão: em que sociedade queremos viver? A declaração hoje emitida lança as bases para a nossa resposta", realçou Carlos Moedas, comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, citado em comunicado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório