Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

União Europeia diz 'basta' e aperta o cerco ao Facebook e à Google

As plataformas digitais terão apenas uma hora para remover conteúdo terrorista antes da legislação europeia as obrigar a fazê-lo.

União Europeia diz 'basta' e aperta o cerco ao Facebook e à Google

A União Europeia aumentou a pressão às grandes tecnológicas – mais especificamente ao Facebook e à Google – para removerem conteúdos terroristas das suas plataformas, ordenando que as publicações deste tipo sejam eliminadas dentro de uma hora.

“Tendo em conta que o conteúdo terrorista é mais perigoso nas primeiras horas do seu aparecimento online, todas as empresas devem remover este conteúdo dentro de uma hora como regra geral”, pode ler-se no comunicado da União Europeia publicado na quinta-feira (1 de março) e partilhado pelo CNET.

Caso falhem em fazê-lo as empresas tecnológicas em questão correm o risco de ser forçadas a fazê-lo pela legislação europeia. Entretanto a Computer & Communications Industry Association (que representa empresas como o Facebook e a Google) já veio a publico apontar que o período de uma hora é demasiado curto.

“Um tempo limite tão apertado não leva em conta as limitações reais da remoção de conteúdo e será um forte incentivo aos operadores dos serviços para removerem todo o conteúdo reportado”, pode ler-se no comunicado do grupo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório