Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Projeto Demo Digital quer aproximar indústria tradicional à indústria 4.0

A contribuição para a rápida aproximação da indústria tradicional a tecnologias em desenvolvimento é um dos principais objetivos do projeto Demo Digital, hoje apresentado em Águeda.

Projeto Demo Digital quer aproximar indústria tradicional à indústria 4.0
Notícias ao Minuto

21:07 - 08/02/18 por Lusa

Tech Aposta

O projeto, promovido pelo INOV INESC (Inovação/Instituto Superior Técnico) e financiado pelo programa operacional Compete 2020, pretende, através de quatro demonstradores, valorizar e demonstrar as potencialidades da indústria 4.0, apoiando as pequenas e médias empresas (PME) no processo de transformação digital.

Os "demonstradores" a implantar em "chão de fábrica" cobrem áreas tão distintas como a reconversão de antigos equipamentos que ainda têm potencial de produção, através da sua integração em rede, a gestão da manutenção industrial para reduzir paragens imprevistas, ou a possibilidade de localizar, a qualquer momento, um dado equipamento, material, ou mesmo colaborador, sendo que as tecnologias variam conforme o que se pretende.

"Considerando que nós temos 'know-how' [conhecimento] e tecnologia na área das TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] ao longo de vários anos e que temos uma relação muito próxima com a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, achámos que era interessante aproveitar esta necessidade que existe de as empresas aderirem a fenómenos como a indústria 4.0, como a digitalização da indústria, e fazer esta sensibilização, baseada em ações de demonstração", disse à Lusa António Leal, vice-presidente do INOV.

Por outro lado, o seminário de hoje teve também em vista abrir o debate com os empresários da região, para "analisar quais são as suas necessidades e de que maneira se consegue colmatar as suas lacunas, implementando a indústria 4.0 na sua metodologia de trabalho".

Já Joel Monteiro, da Inova+, parceira no projeto, destaca o objetivo de "capacitar toda a indústria da região, para dar o salto da indústria tradicional para a indústria 4.0, ou seja, fazer a digitalização da indústria tradicional para a atualidade".

"Em toda a Europa, e cada vez mais, a indústria tradicional está a ser mudada, de tal modo que o próprio governo português, com a iniciativa Indústria 4.0, pretende também alavancar essa industrialização digital da indústria portuguesa, e este projeto surge neste sentido", concluiu.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório