Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Como é criar um jogo em Portugal? Eis a experiência da Fun Punch Games

‘Strikers Edge’ deu nas vistas ao ganhar os Prémios PlayStation. Está disponível para a PlayStation 4 e PC.

Como é criar um jogo em Portugal? Eis a experiência da Fun Punch Games
Notícias ao Minuto

11:31 - 31/01/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Strikers Edge

Os videojogos estão a ocupar um espaço cada vez maior entre os hábitos de lazer dos portugueses, um aumento de atenção que, ainda assim, não está a ter a devida aposta. Não é fácil desenvolver um jogo em Portugal, sendo necessários apoios dos parceiros certos.

Esta é a história que conta a Fun Punch Games. O estúdio sediado em Lisboa lançou esta semana ‘Strikers Edge’, um jogo que muito tem dado que falar ao ter sido o vencedor da primeira edição dos Prémios PlayStation. Quisemos saber junto da Funch Punch Games quais foram os principais desafios a produzir ‘Strikers Edge’ assim como os planos para o futuro. Abaixo pode ler a entrevista.

‘Strikers Edge’ já se encontra disponível tanto para PlayStation 4 como para PC através da plataforma Steam. Poderá ler em breve uma análise ao jogo no Tech ao Minuto.

Como é produzir um jogo em Portugal? Quais são os principais desafios?

É sempre complicado quando os apoios são poucos e o financiamento é inexistente em Portugal até ao momento. É preciso pensar global e ter um jogo capaz de cativar editores e investimento estrangeiro. Para além disso há o desafio de escala, mesmo um estúdio ‘indie’ em Espanha tem mais apoios à presença em eventos para promover o jogo e esse investimento é separado do investimento de produção.

A PlayStation foi uma ajuda valiosa? Ajudou a ‘Strikers Edge’ ganhar exposição internacional ou houve outros benefícios?

A PlayStation e o prémio foram essenciais para que o ‘Strikers Edge’ tivesse escala internacional. Com o prémio as portas abriram-se e foi possível ganhar a atenção de editores e do público em geral. Para além disso a PlayStation permitiu que o arranque da Fun Punch Games como empresa tenha acontecido no melhor dos ambientes e sem a pressão dos custos mensais de ter um escritório. A PlayStation ajudou igualmente na promoção internacional com a presença em eventos.

As raízes arcada' estão bem presentes em ‘Strikers Edge’ . O que vos levou a fazer um jogo como este?

O ‘Strikers Edge’ é um jogo claramente de inspiração nos clássicos de arcada mas com mecânicas renovadas inspiradas em jogos mais recentes como o ‘Towerfall’. A ideia original surgiu na Global Game Jam de 2014 e logo ali o lado competitivo e divertido ficaram patentes. O desafio depois foi tornar o conceito num jogo com mecânicas próprias e polidas. O desenvolvimento foi sendo feito sempre com o ‘feedback’ dos jogadores através da presença em eventos internacionais e nacionais.

Quais são as vossas perspetivas para ‘Strikers Edge’ ? Estão dependentes do sucesso do jogo para criarem um novo título?

Esperamos que o jogo venda e que justifique o investimento feito por todos os parceiros no projeto. Se me perguntas números temos uma estimativa perto das 40 mil unidades, mas claro que existe em nós o desejo que os números seja bem superiores.

Neste momento a Fun Punch Games desenvolve um jogo para uma empresa terceira e temos protótipos nossos que vamos mostrando aqui e ali. Mas o foco neste momento é e será ainda o ‘Strikers Edge’ uma vez que temos atualizações planeadas para os próximos meses.

Que conselhos deixam para quem quiser desenvolver videojogos?

Partilhar, partilhar e partilhar. Mostrem o mais que possível o vosso trabalho, vão a eventos, invistam no twitter e estejam abertos a receber ‘feedback’ e críticas aos vossos protótipos e jogos. Não esperem por ter o jogo pronto, assim que tiverem a mecânica a funcionar testem-na e absorvam o bom que esta indústria tem: os jogadores, imprensa e outro profissionais sempre prontos a ajudar e a fazerem criticas construtivas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório