Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Russos replicaram posts de Trump quase meio milhão de vezes, diz Twitter

Os programas informáticos de retransmissão automática de mensagens da rede Twitter ligados à Rússia replicaram quase meio milhão de 'posts' de Donald Trump, nos últimos meses de 2016, disse a empresa ao Congresso norte-americano.

Russos replicaram posts de Trump quase meio milhão de vezes, diz Twitter
Notícias ao Minuto

19:39 - 27/01/18 por Lusa

Tech Rússia

Estas contas automáticas de retransmissão de mensagens ('bots') replicaram os 'posts' do então candidato republicano quase 470 mil vezes, representando um pouco mais de 4% das replicações de mensagens ('retweets') que o candidato recebeu entre 01 de setembro e 15 de novembro de 2016.

Por comparação, a conta da candidata democrata, Hillary Clinton, no Twitter, recebeu menos de 50 mil 'retweets' oriundos das contas destes programas informáticos ligados à Rússia, no mesmo período.

As conclusões constam de um conjunto de documentos enviados pela empresa tecnológica à comissão judiciária do Senado norte-americano, e mostram como estas contas ligadas à Rússia tentaram agitar a discórdia durante as eleições presidenciais de 2016, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

A documentação foi pedida pelo Congresso, que está a investigar a forma como as plataformas de redes sociais, como o Facebook, Youtube, Alphabet ou Twitter poderão ter sido manipuladas durante as eleições que deram a vitória ao candidato republicano.

Na investigação pedida pelas autoridades à empresa tecnológica Twitter, foi também avançado que contas ligadas à Rússia foram responsáveis por 48% a 73% dos 'retweets' da conta do Wikileaks no Twitter, num período em que o Wikileaks publicou emails pirateados do servidor do Partido Democrata.

As alegadas tentativas de interferência da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas têm sido alvo de diversas investigações de várias entidades, incluindo o FBI.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório