Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Eis como o MacBook Air original influenciou os portáteis atuais

Este modelo de computadores portáteis da Apple foi lançado há 10 anos.

Eis como o MacBook Air original influenciou os portáteis atuais
Notícias ao Minuto

09:12 - 19/01/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Mercado

Foi em janeiro de 2008 que a Apple lançou o MacBook Air original, um portátil de espessura bem fina e de design elegante que acabou por influenciar praticamente todo o mercado de computadores. Na verdade, a sua influência ainda se mantém até hoje, com opções e funcionalidades que foram descontinuadas e até abandonadas pela maioria das marcas.

Uma delas foi a capacidade de inserir CDs no computador, uma capacidade até aí vista como imprescindíveis não mercado dos portáteis mas que a Apple decidiu remover por inteiro. A decisão ajudou também a catapultar a relevância da loja virtual iTunes e de todo o mercado digital como conhecemos hoje em dia. A capacidade de trocar a bateria do portátil também foi abandonada pela Apple e, entre pontos a favor e contra, não há dúvida que a decisão acabou por se estender a praticamente todas as fabricantes de computadores portáteis.

Houve ainda certas tendências que o MacBook Air original ajudou a introduzir. Os portáteis finos tornaram-se mais populares do que nunca, passando a ser vistos como uma ferramenta de trabalho e verdadeiramente portáteis no sentido da palavra. A maior portabilidade também significou uma maior aposta na durabilidade das dobradiças entre o ecrã e o teclado, com o design aplicado pela Apple a encontrar ainda em portáteis atuais.

Nota ainda o Digital Trends que o MacBook Air original significou um novo ‘ataque’ da Apple a determinadas opções como a capacidade de usar um cartão SD ou até de reduzir ao mínimo a quantidade de entradas USB. Ainda que tenha recuado em alguns aspetos, esta tendência tem vindo a manter-se ao longo dos anos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório