Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Braga disponibiliza aplicação que facilita integração dos cidadãos

A Câmara de Braga tem disponível a 'BragaINTEGRA', uma aplicação móvel "única e inovadora" para "facilitar a integração" de cidadãos estrangeiros no concelho e a "interação com os serviços" públicos, anunciou a autarquia em comunicado enviado à Lusa.

Braga disponibiliza aplicação que facilita integração dos cidadãos
Notícias ao Minuto

14:40 - 17/01/18 por Lusa

Tech Inovação

Segundo explica o texto, a nova aplicação, desenvolvida pela 'startup' Bracarense BSB - Smart & Bright Ideas para um projeto do município de Braga que conta com a parceria Cruz Vermelha Portuguesa, tem como público-alvo "qualquer cidadão estrangeiro que escolha a cidade de Braga para viver, trabalhar, investir ou simplesmente para visitar".

O objetivo, explica o texto, "é ajudar o utilizador a saber quais os primeiros passos que tem de dar" quando chega a Braga: "A que serviços públicos devo ir, onde ficam e que documentos preciso são algumas das questões que podem ser respondidas através daquela aplicação para que o utilizador saiba sempre o que tem de fazer e evitar problemas, quer sejam eles de natureza burocrática, ou legais", lê-se.

"Esta é uma ferramenta extraordinária para quem vem para Braga em busca de melhores condições de vida e realizar os seus sonhos. Trata-se de um projeto inovador, único no contexto nacional, e um instrumento de comunicação que facilita a vida de quem procura respostas e não sabe como as obter e onde se dirigir", refere no comunicado o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques.

A autarquia explica que, além de "promover a plena integração dos migrantes na comunidade portuguesa, o diálogo intercultural e potenciar a diversidade cultural, esta aplicação permite que o utilizador possa ainda saber mais informações sobre a cidade como os serviços de saúde, instituições de ensino, património, transportes públicos, notícias, eventos, entre outros serviços".

A 'BragaINTEGRA' está disponível em cinco línguas (Português, Inglês, Francês, Espanhol e Ucraniano) e, após a sua instalação no dispositivo móvel, o utilizador é direcionado para uma "área de acolhimento" da cidade, "uma espécie de cartão-de-visita de Braga", onde faz o registo pela primeira vez.

"Estamos a falar de uma experiência de atendimento personalizada, que está em constante atualização e diretamente ligada aos serviços municipais. Esta aplicação permite o atendimento, acompanhamento e integração dos imigrantes, podendo ser utilizada pelos turistas, uma vez que contém diversas informações que ajudam a conhecer a cidade e a sua dinâmica", concluiu Firmino Marques.

A aplicação resulta de uma candidatura efetuada ao FAMI - Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, traduzindo-se numa ferramenta orientadora dos serviços importantes para uma melhor integração dos migrantes através de um acompanhamento de proximidade.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório