Misericórdia de Borba quer converter antigo hospital em museu virtual

A Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, pretende transformar um edifício do século XIV, onde funcionou o antigo hospital da instituição, num museu virtual, disse hoje à agência Lusa o provedor, Rui Bacalhau.

Notícia

© iStock

Lusa
15/01/2018 10:24 ‧ 15/01/2018 por Lusa

Tech

Évora

Segundo o provedor, o edifício, propriedade da Santa Casa da Misericórdia e situado no centro da cidade alentejana, está devoluto há cerca de dez anos, querendo a instituição adaptá-lo a museu virtual, com destaque para a "luz, imagem, fotografia e difusão musical".

"Pretendemos criar um museu moderno e aproveitar as tradições do Alentejo e as imagens da região para que possam ser observadas em todo o mundo, além de estar previsto para aquele espaço um centro de produção e difusão musical", explicou o provedor.

Rui Bacalhau adiantou que já existe um anteprojeto para a criação do museu, que envolve uma parceria com o município de Borba, estando previsto que o projeto comece a ser desenvolvido este ano.

A Misericórdia, de acordo com o provedor, vai tentar obter financiamento comunitário para avançar com a obra de requalificação do imóvel.

"Ainda é prematuro avançar com o valor do investimento, devido à complexidade do projeto", acrescentou.

A Misericórdia de Borba tem uma Aldeia Social, considerada "uma referência" no setor, que apoia atualmente cerca de 725 pessoas, entre crianças, idosos e carenciados, e assegura 165 postos de trabalho.

Além de três lares de idosos, com 135 utentes, a instituição tem em funcionamento dois centros de dia, serviço de apoio domiciliário, centro de alojamento temporário, creche e jardim-de-infância, atividades de tempos livres para crianças, oficina do idoso, Universidade Sénior e centro comunitário.

Uma unidade de fisioterapia, um pavilhão multifunções com piscina coberta, ginásio e auditório e uma cantina social, que apoia pessoas carenciadas do concelho, são outras das valências da Aldeia Social.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas