Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Telegram: Irão levanta bloqueio a serviço de mensagens instantâneas

O serviço de mensagens instantâneas Telegram está hoje de novo acessível no Irão, depois de semanas bloqueado pelas autoridades devido aos recentes protestos contra o Governo.

Telegram: Irão levanta bloqueio a serviço de mensagens instantâneas
Notícias ao Minuto

12:15 - 14/01/18 por Lusa

Tech Governo

A popular aplicação pode de novo ser usada nos telefones móveis sem necessidade de recorrer a redes privadas virtuais (VPN) ou a outras ferramentas para contornar o filtro do Governo, constatou a agência de notícias espanhola Efe.

A agência oficial do Irão, IRNA, também informou que as autoridades eliminaram na noite de sábado para hoje as restrições impostas ao serviço de mensagens.

A rede social conta com mais de 40 milhões de adeptos no Irão e foi uma das utilizadas para convocar os protestos que acontecerem no final de dezembro contra a alta de preços e a corrupção e que acabaram a contestar o próprio sistema da República Islâmica.

As manifestações degeneraram em distúrbios, tendo na altura morrido cerca de duas dezenas de pessoas e mais mil foram detidas.

O vice-ministro iraniano da Administração Interna Esmail Yabarzade disse a 31 de dezembro que o bloqueio da rede era temporário e que era uma medida normal numa situação de crise.

"Quando há algum conflito é natural o uso de algumas ferramentas para controlar as concentrações ilegais", justificou na altura.

Outra rede social muito popular no Irão e usada para mobilizar a população, o Instagram, também foi bloqueada temporariamente pelo Governo na altura dos protestos, que se prolongaram por seis dias.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório