Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Europa "perdeu jogo" da 2.ª vaga da Internet mas pode recuperar

O comissário europeu para a Ciência assumiu hoje que a Europa "perdeu o jogo" da inovação na Internet, mas defendeu que ainda pode recuperar, voltando ao que faz de melhor na "ciência pura e dura".

Europa "perdeu jogo" da 2.ª vaga da Internet mas pode recuperar
Notícias ao Minuto

15:29 - 05/01/18 por Lusa

Tech Carlos Moedas

Falando no primeiro encontro das unidades de investigação da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Carlos Moedas lamentou a falta de capacidade da Europa na divulgação do que se faz em ciência, começando pelos próprios líderes políticos.

"Muito poucos falam de ciência", referiu o comissário europeu para a ciência e inovação.

No que toca à Internet, a Europa esteve na vanguarda da construção da infraestrutura, mas "perdeu completamente o barco" da segunda fase da rede mundial, liderada por empresas como as norte-americanas Facebook e Uber.

Consolidada essa segunda fase, a seguinte é "uma oportunidade extraordinária" para a Europa voltar a liderar num campo que nunca abandonou, o da ciência elementar, onde o mundo físico se encontra com o digital em áreas como a cibersegurança.

Para isso, há desafios como o de "ligação da ciência às pessoas".

"Muito do que fazemos, ninguém sabe", indicou Carlos Moedas, defendendo que é preciso criar missões de ciência que se comuniquem em poucas palavras e sob as quais está trabalho em várias áreas que comunicam, como descobrir a cura para a doença de Alzheimer.

Os contribuintes têm o direito de saber para onde vai o seu dinheiro que é usado na investigação científica, salientou.

Outro desafio é a regulamentação, para a qual têm que ser ouvidas "empresas e universidades" para se acompanhar o ritmo da inovação.

É impossível legislar "a pensar em produtos que não se conhecem" ou em produtos que deixam de existir em cinco anos, referiu o comissário europeu.

Carlos Moedas defendeu ainda que o paradigma de publicação de artigos científicos tem que mudar para um modelo de acesso livre, sem ser preciso pagar para lhes ter acesso.

A tarefa, que mexe com o setor dos editores, é difícil de aplicar, mas a Europa definiu que até 2020 se chegará a um sistema de acesso livre a dados e publicações.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório