Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Estamos todos viciados em smartphones… mas isso não tem de ser mau

Investigação verificou efeitos positivos resultantes da mera presença de dispositivos móveis.

Estamos todos viciados em smartphones… mas isso não tem de ser mau
Notícias ao Minuto

11:23 - 03/01/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Estudo

Uma investigação levada a cabo pela Universidade de Stanford aponta que o facto de já não conseguirmos passar sem smartphones não é necessariamente uma coisa má, indicando que apenas a presença dos dispositivos pode ter efeitos benéficos no que diz respeito a produtividade.

A investigação consistiu em dividir em três grupos um conjunto de 125 pessoas. Ao primeiro dos grupos foi permitido usar os seus smartphones como quisesse, ao segundo foi apenas permitido estar na presença dos dispositivos enquanto o terceiro teve de passar sem os equipamentos.

“Os participantes admitiram ter mais dificuldades de concentração e estarem mais distraídos sem qualquer dispositivos presente do que quando tinham o smartphone, enquanto resistir ao dispositivo levou a uma maior capacidade de concentração do que se sentarem sem o dispositivo”, pode ler-se na investigação conforme publicada pelo Behavioral Scientist.

Ainda que não haja um motivo comprovado para isto, os investigadores têm a teoria que o smartphone representa para uma pessoa a sua ligação a uma potencial interação social. Admitindo que enquanto seres humanos somos seres sociais, o efeito acaba por ser considerado positivo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório