Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Triunfo tecnológico na origem do funicular mais íngreme do mundo na Suíça

Sobe até aos 743 metros de altura até à vila de Stoos. Percurso chega a apresentar inclinações de 48º. Foi inaugurado esta sexta-feira e será aberto ao público este domingo.

Triunfo tecnológico na origem do funicular mais íngreme do mundo na Suíça
Notícias ao Minuto

15:30 - 17/12/17 por Fábio Nunes

Tech Inovação

É uma viagem que nem todos se sentirão à vontade para fazer, não só pela altura a que sobe mas também pelas elevadas inclinações. O funicular de Schwyz-Stoos, nos Alpes suíços, foi inaugurado pela presidente Doris Leuthard na sexta-feira e passou a ser o funicular mais íngreme do mundo, revela o The Guardian.

Atinge os 143 metros de altura, mas o que mais impressiona no percurso  é a inclinação. Há partes onde chega aos 48 graus, o que corresponde a uma inclinação de 110%. Só para se ter uma ideia, a rua mais íngreme do mundo, a Baldwin Streeet, na Nova Zelândia, tem uma inclinação de 19º, cerca de 35%.

Mas nem estes números demoveram a presidente suíça de fazer a subida. Doris Leuthard assumiu que tem medo de alturas mas disse que o trajeto é “verdadeiramente emocionante”.

Com um custo de 44,6 milhões de euros, o funicular é visto como um exemplo do triunfo da tecnologia. As carruagens são cilíndricas e imitam o formato de barris. Com uma função que permite manter o nível de inclinação no interior das carruagens, os passageiros mantêm-se sempre de pé, quer seja a subir ou a descer.

O novo funicular vai substituir o antigo, que datava já de 1933.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório