Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Jogar 'Super Mario' pode ajudá-lo a prevenir doenças neurológicas

O estudo procurou verificar o efeito de determinadas tarefas em áreas do cérebro.

Jogar 'Super Mario' pode ajudá-lo a prevenir doenças neurológicas

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Montreal e publicado no PLOS One indica que manter o hábito de jogar a títulos de plataformas – nos quais se inclui ‘Super Mario’ – tem benefícios no que diz respeito à prevenção de demência e doenças como Alzheimer.

Como conta o Digital Trends, o estudo teve a duração de seis meses e consistiu em dividir em três grupos um conjunto de 33 pessoas entre os 55 e os 75 anos. Ao longo deste período de meio ano, um grupo não teve qualquer estímulo, outro aprendeu a tocar piano no computador e outro ainda teve a tarefa de jogar ‘Super Mario 64’ durante 30 minutos todos os dias.

Comparando as análises ao cérebro antes e depois do estudo, a equipa de investigadores verificou mudanças positivas no segundo e terceiro grupos. “O que descobrimos foi que o treino de ‘Super Mario 64’ levou a um aumento na matéria cinzenta na área do hipotálamo, assim como em outra estrutura com o nome cerebelo, a qual é importante para o controlo motor e equilíbrio”, contou um dos investigadores, Gregory West

De notar que foram verificados efeitos semelhantes no grupo que aprendeu a tocar piano, ainda que não com resultados tão acentuados. Por outro lado, o grupo que não fez nada durante os seis meses não teve qualquer alteração nestas áreas do cérebro.

Naturalmente, isto não significa que a solução para prevenir doenças neurológicas está em jogar ‘Super Mario’, sendo somente um estímulo e exercício cerebral. “A nossa hipótese é que os jogos de plataformas 3D são bons porque pedem às pessoas que explorem um novo ambiente e o memorizem. Quando fazem isso, as pessoas formam um mapa cognitivo , o que significa uma representação interna do ambiente em que podem navegar”, explicou West.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório