Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Google atribuiu 1 milhões de euros a projetos de media portugueses

O fundo de Inovação Digital News Initiative (DNI) atribuiu 1,06 milhões de euros a quatro projetos de jornalismo digital portugueses, entre os quais a Global Notícias e o grupo Impresa, anunciou hoje a Google.

Google atribuiu 1 milhões de euros a projetos de media portugueses
Notícias ao Minuto

11:12 - 13/12/17 por Lusa

Tech Inovação

Esta é a quarta ronda de financiamento do fundo DNI, que atribuiu um total de 20,4 milhões de euros a 102 projetos de 26 países, dos quais 1,069 milhões de euros a Portugal.

Do total de 102 projetos, 47 são protótipos, 33 projetos médios e 22 grandes projetos.

Nos últimos dois anos, o DNI distribuiu um total de quase 94 milhões de euros de financiamento a projetos de jornalismo digital.

O DNI atribuiu agora 658,4 mil euros a um grande projeto do grupo Impresa, dona da SIC, e 312 mil euros a também outro grande projeto da Global Notícias, Publicações.

Foram ainda atribuídos 49,8 mil euros a um protótipo do INESC TEC, sendo que a 'startup' OKO também recebe 49 mil euros por um protótipo.

Desde a primeira ronda, em fevereiro de 2016, o fundo de Inovação Digital News Initiative já atribuiu a Portugal cerca de 5,7 milhões de euros.

De acordo com a Google, o grande projeto da Global Notícias chama-se 'Smart Paywall' e vai combinar a plataforma de registo único da Global Notícias com dados segmentados e uma nova 'paywall' [sistema de assinatura que permite acesso a conteúdos restritos] para vender os seus conteúdos de forma mais eficiente.

Segundo a informação disponibilizada, adicionalmente, as redações da Global terão condições para inovar pacotes, formatos e distribuição digitais, com informação analítica chave que será disponibilizada para este projeto.

No caso da Impresa, a nova plataforma chama-se Go Digital Publishing Platform e visa permitir aos media locais e regionais o acesso a uma solução de tipo para monetizarem os seus conteúdos digitais.

O protótipo da OKO denomina-se de Intelligent News Feed e trata-se de uma aplicação que visa assistir jornalistas e redações no processo de descoberta de notícias de 'gatekeeping', agregando todas as fontes de notícias públicas e privadas de uma redação.

Já o projeto - também protótipo - do INESC TEC é um projeto de inteligência artificial que visa ajudar a detetar o discurso de ódio nas notícias e nos comentários e denomina-se de Stop PropagHate.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório