Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

YouTuber condenado por ensinar acesso ilegal a canais pagos

O proprietário do canal admitiu que errou, mas que defendeu que bastava que as autoridades tivessem dialogado com ele para retirar o conteúdo do YouTube.

YouTuber condenado por ensinar acesso ilegal a canais pagos
Notícias ao Minuto

14:20 - 10/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Canal

Um tribunal de São Paulo condenou Marcelo Otto Nascimento, do canal do YouTube Café Tecnológico, a retirar do seu canal naquela plataforma todos os vídeos que ensinassem o público a aceder de forma gratuita a canais pagos de televisão.

O YouTuber também terá que pagar uma soma em danos materiais "desde a data de publicação do primeiro conteúdo ilícito nos termos dos autos até à data da sua cessação definitiva", assim como 25 mil reais em danos morais à Associação Brasileira de Televisões por Assinatura (ABTA).

O juiz encarregue do caso indicou que o acusado publicava, "reiteradamente", nas plataformas YouTube e Facebook, conteúdos onde "oferecia produtos e indicações destinados a possibilitar o acesso aos serviços de transmissão audiovisual (...) sem o pagamento do respetivo preço".

O despacho acrescenta que o réu tinha "o intuito claro" de "ensinar os utilizadores da sua página a obter acesso ao conteúdos restritos" da ABTA, ganhando com isto "vantagens patrimoniais", especialmente mediante pagamento do Facebook e do YouTube, proporcional aos acessos dos utilizadores.

A ABTA indicou, através de comunicado, que está atenta a atividades semelhantes nas mesmas plataformas "e em redes sociais que publiquem conteúdos ilegais, como listas de canais, filmes e séries de acesso 'gratuito', além de tutoriais e comparativos de aparelhos ou aplicações destinadas a uso ilícito".

Otto Nascimento, o proprietário do canal, afirma que errou na atitude, mas que bastava a ABTA ter falado com ele para que retirar o conteúdo do YouTube. Ainda assim, indica que vai recorrer da decisão. No entender do YouTuber, o seu canal não ensinava métodos de pirataria, apenas mostrava funcionalidades de aparelhos que possibilitam acesso a canais por assinatura.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório