Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Migração da televisão analógica para digital em Moçambique sofre lacunas

O MISA Moçambique, organização não-governamental (ONG) que se dedica à defesa da liberdade de imprensa, considera que há diversas lacunas por preencher no processo de migração da televisão analógica para digital no país.

Migração da televisão analógica para digital em Moçambique sofre lacunas
Notícias ao Minuto

06:52 - 06/12/17 por Lusa

Tech ONG

"Pretende-se alertar a empresa de Transporte, Multiplexação e Transmissão (TMT) e a Comissão para Migração Digital (COMID) para a necessidade de inclusão das instituições de ensino e centros de pesquisas em jornalismo no debate sobre a migração digital", refere o MISA num relatório a que a Lusa teve acesso.

A migração ainda não tem data marcada, mas os preparativos decorrem há sete anos, tal como noutros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Noutro ponto, a ONG refere que "as televisões privadas não estão preparadas para modernizar os seus equipamentos" devido aos "problemas financeiros que enfrentam, num quadro em que o Estado não oferece nenhum estímulo para a indústria da comunicação social".

Segundo o MISA, o governo "centraliza o processo de migração digital da radiodifusão nas instituições públicas, excluindo as operadoras privadas, que também providenciam um serviço público de informação".

A situação financeira torna-se especialmente crítica para as televisões comunitárias, com estruturas mais frágeis, acrescenta o documento, considerando que a migração "pode aniquilar este meio de grande utilidade comunitária no acesso à informação".

Do lado do consumidor, a receção do sinal irá implicar a aquisição de conversores, "cujas condições de compra em Moçambique são ainda incertas e praticamente desconhecidas".

As conclusões do MISA resultam de encontros realizados em novembro com atores dos meios académico e da comunicação social.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório