Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vem aí a moeda virtual da Venezuela para lutar contra os Estados Unidos

O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou hoje a criação da 'Petro', uma moeda virtual que é apoiada, entre outras, nas reservas petrolíferas do país e que é lançada para lutar contra o "bloqueio financeiro" dos Estados Unidos.

Vem aí a moeda virtual da Venezuela para lutar contra os Estados Unidos
Notícias ao Minuto

22:18 - 03/12/17 por Lusa

Tech Nicolás Maduro

"Anuncio que a Venezuela vai criar um novo sistema monetário que tem como base as suas reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma moeda, a 'Petro', para progredir em matéria de soberania monetária, para realizar transações financeiras apesar do bloqueio financeiro", afirmou Maduro durante o seu programa televisivo semanal, transmitido pelo canal estatal VTV.

A par do petróleo - a Venezuela detém uma das maiores reservas petrolíferas do mundo -, a nova moeda virtual também terá como base as reservas de gás e os 'stocks' de ouro e de diamantes do país, segundo precisou o chefe de Estado venezuelano.

"Isto vai permitirmo-nos avançar para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento económico e social do país", declarou ainda.

Várias agências de 'rating' já declararam que a Venezuela, bem como a companhia petrolífera estatal PDVSA, entrou em 'default' (incumprimento de pagamentos da dívida).

Caracas acusa Washington de "perseguição financeira", uma vez que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump impôs, em finais de agosto, sanções económicas à Venezuela.

A Venezuela atravessa uma profunda crise política, económica e social. Por exemplo, as importações diminuíram cerca de 80% e a população está a enfrentar uma grave escassez de alimentos e de remédios.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório