Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

CEiiA em Matosinhos cria rota pela tecnologia para se abrir à sociedade

O Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA) promove hoje o 'Manhãs com Tecnologia', com o objetivo de abrir o equipamento localizado em Matosinhos à sociedade, cativando futuros profissionais e futuros utilizadores.

CEiiA em Matosinhos cria rota pela tecnologia para se abrir à sociedade
Notícias ao Minuto

10:40 - 25/11/17 por Lusa

Tech Indústria automóvel

A iniciativa vai decorrer num sábado de cada mês e o convite é lançado à academia, às escolas e ao tecido empresarial da envolvente do CEiiA com foco nas gerações mais novas, "nos miúdos", como descreveu à agência Lusa o presidente do CEiiA, José Rui Felizardo.

"Nós preparamos a médio e longo prazo a evolução dos nossos recursos humanos e isso implica ter relação o mais cedo possível com os miúdos que estão nas escolas e conseguir motivá-los para as áreas da engenharia. Em Portugal temos de estimular cada vez mais a educação tecnológica de modo a que os miúdos entrem cada vez mais cedo neste processo", disse o responsável.

José Rui Felizardo acredita que no "Manhãs com Tecnologia" surjam perguntas como "o que é ser engenheiro?" ou "o que é desenvolver um produto?" e "como é que se desenvolve um carro?" entre outras, apontando que "abrir o CEiiA à sociedade" é "um desafio mas também uma missão".

O evento de hoje também servirá para lançar o concurso 'Desenha o Carro do Futuro da tua Cidade' destinado a jovens do Ensino Secundário das escolas da cidade de Matosinhos, distrito do Porto.

O concurso desafia os alunos que frequentam o 10.º, 11.º e 12.º anos a conceberem as características, design e funcionalidades do carro que pretendem ver na sua cidade futuramente, para uso partilhado da comunidade.

Informação sobre a iniciativa disponibilizada à Lusa aponta que "à semelhança do que representou o Buddy para a cidade de Oslo - um veículo elétrico, de zero emissões, que tornou as viagens de A para B mais baratas e fáceis -, pretende-se que os jovens de Matosinhos concebam um carro que esteja ao serviço da cidade e das necessidades individuais de cada um".

"É fundamental que haja interação com os futuros utilizadores. Temos de despertar os jovens para a importância da engenharia e as famílias, as escolas, a comunidade para o orgulho pelo produto nacional, pela aposta em Portugal", desenvolveu o presidente do CEiiA.

O programa do "Manhãs com Tecnologia" estará dividido em dois momentos, incluindo intervenções, mostras tecnológicas, testemunhos e uma visita às instalações do CEiiA, na qual os convidados poderão conhecer melhor os projetos que são desenvolvidos, bem como o ecossistema de inovação que foi construído neste centro de excelência.

Por exemplo, o programa de hoje aponta para a abordagem ao desenvolvimento do Buddy, um carro elétrico com design e engenharia do CEiiA que faz parte do filme 'Downsizing' protagonizado por Matt Damon e com estreia prevista para janeiro.

E, com arranque às 09:00, o "Manhãs com Tecnologia" contará com o anfitrião José Rui Felizardo, estando também prevista a intervenção da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório