Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Só é preciso fazer um 'like' para o Facebook lhe mostrar um anúncio

Investigadores notaram um aumento na interação com anúncios e realização de compras online com anúncios direcionados de acordo com a personalidade do internauta.

Só é preciso fazer um 'like' para o Facebook lhe mostrar um anúncio
Notícias ao Minuto

23:30 - 25/11/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Estudo

Se usa o Facebook é (muito) provável que costume ver anúncios, alguns deles estranhamente relacionados com os seus interesses. Pois bem, não é nada estranho uma vez que os anúncios na rede social de Mark Zuckerberg são exibidos de acordo com a sua navegação na plataforma, o que inclui publicações a que acede, comentários que faz e ‘likes’ que coloca.

Direcionar anúncios desta forma torna-os de facto mais, um grupo de investigadores de múltiplas universidades verificou que direcionar anúncios resultou num aumento de 40% nos cliques de anúncios assim como um aumento de 50% nas compras desses mesmos anúncios. Na verdade o estudo destes investigadores verificou que basta um ‘like’ no Facebook para ser possível direcionar anúncios, uma realidade que pode servir até para manipular internautas.

“Se usares [essa informação dos ‘likes’] num contexto onde estejar a tentar manupular as pessoas, podes tentar a levá-las a fazer algo que vá contra os seus melhores interesses, como por exemplo não saírem de casa para votarem. Este é definitivamente um contexto onde não queres que isso aconteça”, explicou ao Business Insider uma das autoras do estudo, Sandra Matz.

Caso não deseje vir a ser vítima deste tipo ‘influência’ pode escolher na área dedicada da rede social o tipo de temas lhe podem ser direcionados através do Facebook.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório