Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2017
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Compras online em Portugal estão abaixo da média europeia

As compras online em Portugal representam 8,6% do total de compras, com destaque para os setores da moda, tecnologia e beleza, segundo um estudo da DBDgroup, empresa que detém marcas como a Chronopost e a SEUR.

Compras online em Portugal estão abaixo da média europeia
Notícias ao Minuto

18:38 - 21/11/17 por Lusa

Tech Estudo

De acordo com o relatório, que se baseia num inquérito a 1.009 pessoas em Portugal, realizado em junho deste ano, a proporção das compras 'online' no total das compras em Portugal (8,6%) caiu 0,7% face ao ano anterior e fica ainda abaixo da média europeia (11,3%).

Mais de dois terços (71%) dos inquiridos são fiéis a alguns 'websites' mas gostam de variar ocasionalmente, enquanto 19% compram sempre nos mesmos 'sites' e 9% compram sempre em 'websites' diferentes, refere o estudo.

Desde janeiro, 44% dos inquiridos compraram 'online' produtos de moda, 39% adquiriram bens tecnológicos e 34% produtos de beleza/saúde. O top 10 dos produtos adquiridos pelos consumidores 'online' desde o início do ano inclui ainda livros (33% dos inquiridos), sapatos (26%), DVD/CD/videojogos (20%), brinquedos (18%), lazer (16%), desporto (16%) e frescos e bebidas (13%).

A tendência dos consumidores portugueses 'online', segundo o inquérito da DBDgroup, é fazer compras funcionais (46%), mas têm a maior taxa de compras excecionais na Europa (37%).

A maioria dos portugueses (63%) comprou diretamente no 'website', sem passar por um motor de busca, e 89% dos 'e-shoppers' (consumidores 'online') consideram que a última compra 'online' que fizeram foi fácil.

Outra conclusão do estudo é que Portugal é o segundo país na Europa com mais compras 'cross-border' (além-fronteiras): 83% das encomendas feitas por clientes portugueses vêm do estrangeiro. Segundo este relatório, apenas os consumidores da Letónia apresentam uma percentagem superior (86%).

"Quando analisamos o comportamento dos utilizadores de Internet em Portugal, verificamos que 48% já faz compras 'online' (45% em 2016). Mais de um quarto dos portugueses (25,6%) comprou pelo menos uma vez num 'website' estrangeiro, bastante acima da média europeia de 19,2%. Os três países principais onde os 'e-shoppers' portugueses compram continuam a ser o Reino Unido, China e Espanha, embora a China esteja a tornar-se cada vez mais popular", afirma o presidente da Chronopost, Olivier Establet, em comunicado.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório