Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Uma 'viagem' de 17 anos. Começa hoje mais uma edição do Lisboa Games Week

O Tech ao Minuto esteve à conversa com Pedro Silveira, responsável não só por aquele que é atualmente o grande evento de videojogos em Portugal como também pela já icónica XL Party.

Uma 'viagem' de 17 anos. Começa hoje mais uma edição do Lisboa Games Week

Tem hoje início mais uma edição do Lisboa Games Week (LGW). A quarta edição, para dizer a verdade. O evento tem crescido a olhos vistos, sendo que este ano ocupará não um mas sim dois pavilhões da FIL, no Parque das Nações. Esta expansão é um sinal claro do maior interesse dos portugueses nos videojogos (e fenómenos associados) mas, como tudo, o LGW surge na sequência de uma viagem que teve início há cerca de 17 anos atrás.

O Tech ao Minuto esteve à conversa com Pedro Silveira, da E2tech, para saber como foi criado aquele que é atualmente o grande evento de videojogos em Portugal. Porém, para falar do LGW há que voltar atrás a outro evento, nomeadamente a XL Party.

O que começou por volta do ano 2000 com um grupo de amigos, fãs de ‘Quake’ e ‘Unreal Tournament’, a fundar um site dedicado à comunidade de jogadores acabou por resultar numa lan party em 2006, a primeira edição da XL Party. “Gostámos muito de a realizar e quem esteve gostou imenso. Nessa altura decidimos fundar a E2tech e começámos a fazer XL Party’s pelo país, com a primeira oficial a ser em Coimbra em março de 2007”, relembra Pedro Silveira.

A XL Party não se ficou por Coimbra, passando de seguida por Pombal, Oeiras, Loures, Santa Maria da Feira, Maia, etc. “Fizemos cerca de 25 edições da XL Party”, conta Pedro Silveira, adiantando ainda que a E2tech “foi-se especializando a fazer tudo o que são eventos de videojogos e eSports” em escolas, universidades e até câmaras municipais.

Da XL Party para o Lisboa Games Week

A popularidade das lan parties viria a ser ‘colocada em causa’ com a entrada em cena da internet de banda larga, o que levou a que cada vez mais jogadores optassem por jogar a partir de casa. Coincidentemente, isto significou também uma mudança para a E2tech, que se apercebeu de outro evento para apostar.

“Tínhamos visitado em 2011 o Paris Games Week e pensámos, porque não criar um Lisboa Games Week em Portugal? E em vez da XL Party decidimos fazer uma coisa diferente. Falámos com a FIL, que decidiu ser nosso parceiro no projeto, e decidimos arrancar então para o Lisboa Games Week”, conta.

Não se tratou de uma simples mudança de nome, nota Pedro Silveira. Enquanto a “XL Party era um evento de gamers, muito mais ligado aos eSports numa vertente também de convívio”, o LGW “é uma feira da indústria dos videojogos, onde há lançamentos, novidades e de grandes apostas”. Os eSports continuam a estar presentes no LGW mas são “apenas para os profissionais”.

Apesar de se ligar a fenómenos associados – youtubers, animação japonesa, etc – o sucesso do LGW reside no facto de ter “uma cultura de videojogos”. “As pessoas vão ao evento porque é o Lisboa Games Week. Claramente. Existe ali uma fatia que pode ir apenas pelos youtubers, mas representa cerca de 10% do Lisboa Games Week. O resto do público vai ao evento porque quer ir experimentar os novos jogos. Não tenho a mínima dúvida”, afirma Pedro Silveira.

Com o LGW na sua 4ª edição parece praticamente assegurada a continuidade do evento, com a E2tech a estar já a preparar a primeira edição da Moche XL eSports, uma competição de videojogos que terá lugar na Altice Arena em 2018.

O que esperar do LGW 2017?

A expansão do evento para o segundo pavilhão dá uma ideia bem concreta do crescimento dos videojogos em Portugal, algo que Pedro Silveira tem confiança que se traduzirá no número de visitantes.

“Esperamos acima dos 55 mil visitantes, quem sabe 60 mil”, prevê, apontando ainda que em 2016 os números tiveram acima dos 40 mil. O objetivo do segundo pavilhão passa sobretudo por deixar os visitantes mais à vontade.

“No ano passado notámos que havia momentos (nomeadamente ao sábado e domingo) em que era quase impossível mexermo-nos lá dentro, quanto mais jogarmos. Decidimos em conjunto com a FIL expandir para um segundo pavilhão, o que dá uma noção da força da indústria dos videojogos. Teremos dois pavilhões cheios de entretenimento, de videojogos, de youtubers e de todos os fenómenos associados”.

Além do apoio da PlayStation e da Nintendo – que contarão com os seus espaços próprios repletos das principais novidades não só para o final deste ano para também para 2018 – estarão ainda disponíveis espaços para conhecer youtubers, assistir a competições de cosplay, experimentar jogos retro e ainda participar em palestras especiais.

O LGW 2017 começa hoje (quinta-feira, 16) e terá lugar até domingo, dia 19.

[Notícia atualizada às 10:12]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório