Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Anel que permite pagar com um aceno de mão foi apresentado no Web Summit

Um anel inteligente que se sincroniza ao telemóvel e que faz pagamentos bancários apenas com um aceno de mão foi uma das ideias hoje expostas pelas centenas de empresas que diariamente procuram investidores na Web Summit.

Anel que permite pagar com um aceno de mão foi apresentado no Web Summit
Notícias ao Minuto

15:30 - 07/11/17 por Lusa

Tech Eventos

O protótipo do anel demorou seis anos a ser concebido mas a comercialização só deverá acontecer em março de 2018, disse à Lusa um dos fundadores da "start up" Icare Technologies (Ícaro, em francês), Fabien Raiola, de 26 anos, à margem da apresentação do produto.

"O nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas e dar-lhes liberdade. Isto é o futuro", sublinhou Fabien durante o "pitch", apresentação que só pode durar até quatro minutos e que mereceu várias questões colocadas pelos potenciais investidores.

Numa primeira fase, o anel , batizado de "Aeklys", só será utilizado para pagamentos bancários, em substituição dos típicos cartões, mas a ideia é alargá-lo a mais funções, como para andar nos transportes públicos, por a trabalhar um carro elétrico ou servir de acesso a um quarto de hotel.

À margem da apresentação, Fabien Raiola contou ainda à Lusa que foi contactado pela multinacional Visa, a pedido da FIFA, que quer utilizar no próximo Campeonato do Mundo de Futebol, na Rússia, em 2018, um total de 3.000 anéis para fazer pagamnentos e dar acesso a transportes públicos.

"Ainda não assinámos o contrato, mas está tudo encaminhado nesse sentido", revelou, sublinhando que o anel só pode ser usado pelo proprietário, ficando imediatamente desativado quando se tira do dedo.

O anel, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo a troca de informação sem fios e de forma segura, terá um custo de 50 euros, mas Fabien Raiola não revelou qual o custo envolvido na sua produção.

Raiola e Jeremy Neyrou, o outro fundador da empresa, já têm estabelecida uma parceria com doze bancos, na Europa e na Rússia.

A "start up" emprega dez pessoas em "full time" e terminou recentemente uma angariação de verbas de 2,6 milhões de euros.

Essa verba vai permitir-lhes preparar a fase de comercialização, que deverá arrancar em menos de seis meses.

A Web Summit decorre até quinta-feira, no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil 'startups', 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois de permanência na capital portuguesa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório