Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

China acrescenta dois satélites ao seu sistema de navegação

A China acrescentou dois satélites à sua rede global de navegação e localização, que visa reduzir a dependência no sistema norte-americano GPS (Global Positioning System), informou hoje a imprensa estatal.

China acrescenta dois satélites ao seu sistema de navegação
Notícias ao Minuto

07:33 - 06/11/17 por Lusa

Tech Espaço

Os satélites Beidou-3 foram lançados no domingo, a bordo do mesmo foguete, o Longa Marcha-3B, do centro de lançamentos Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, segundo a imprensa local.

A China planeia completar, até 2020, uma rede a ligar mais de 30 satélites para proporcionar um sistema global de informação geoespacial em tempo real.

O sistema começou a funcionar na China continental, em 2000, e passou a cobrir a região da Ásia Pacifico, em 2012. Os satélites Beidou-3 representam uma atualização, com mais precisão e maior capacidade de comunicar com outros sistemas de navegação por satélite.

A rede servirá eventualmente para monitorar e fornecer informação sobre segurança ao longo da Nova Rota da Seda, o gigante projeto de infraestruturas lançado por Pequim para ligar a China à Ásia Central, Europa e África.

Para além dos Estados Unidos, também a Rússia e a União Europeia têm já sistemas de navegação com alcance global, através do GLONASS e o Galileo, respetivamente.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório