Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O Facebook tentou dividir o Feed de Publicações… e houve consequências

O teste foi feito em seis países diferentes e verificou-se uma queda assinalável na interação entre os internautas e as páginas de media.

O Facebook tentou dividir o Feed de Publicações… e houve consequências
Notícias ao Minuto

08:05 - 24/10/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Testes

A forma como usamos o Facebook tem mudado ao longo dos anos. Se num primeiro momento era a plataforma de eleição para partilhas mais pessoais, a rede social acabou por se tornar o local para os internautas se atualizarem e saber o que está a acontecer no mundo. A aposta crescente dos media no Facebook assim o ditou, criando uma relação de dependência entre este tipo de páginas e a rede social.

Porém, um ‘pequeno’ teste do Facebook indica que a relação entre a rede social e páginas de media pode vir a mudar. Conta o The Guardian que o Facebook experimentou dividir o seu Feed de Publicações em dois. O Feed normal reteve publicações de amigos, família e anunciantes enquanto o separador Explorar se tornou a nova ‘casa’ de páginas de media. Escusado será dizer que as consequências foram praticamente imediatas.

O teste decorreu em seis países distintos – Bolívia, Guatemala, Cambodja, Eslováquia, Sérvia e Sri Lanka – onde se verificou uma queda na interação entre utilizadores e páginas na ordem dos 60-80%, o que significa uma série queda na receita para páginas de media que já têm a sua estratégia montada em torno do alcance do Facebook.

Se alguma coisa, o teste é um indicador da relação frágil que o Facebook tem com páginas de media, com a tecnológica a garantir que, de momento, não tem planos para alargar o teste a mais territórios.

“O objetivo deste teste é perceber se as pessoas preferem ter espaços separados para conteúdo pessoal e público. Ouviremos o que as pessoas dirão sobre a experiência e perceberemos se é uma ideia que vale a pena perseguir. Atualmente não há planos para alargar isto além dos países de teste ou pedir a páginas no Facebook que paguem para serem distribuídas no Feed de Publicações e no Explorar. Infelizmente, alguns fizeram erradamente essa interpretação mas não é a nossa intenção”, declarou em reação o responsável pelo Feed de Publicações do Facebook, Adam Mosseri.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório