Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

O jogo de smartphone para aplaudir o Presidente chinês é um sucesso

Um jogo para telemóvel para aplaudir o discurso do Presidente chinês, Xi Jinping, na abertura do XIX Congresso do Partido Comunista (PCC), registou 860 milhões de utilizações no espaço de 24 horas, noticiou a imprensa chinesa.

O jogo de smartphone para aplaudir o Presidente chinês é um sucesso
Notícias ao Minuto

07:15 - 20/10/17 por Lusa

Tech PCC

O jogo "Que Grande Discurso: Aplaude Xi Jinping" reproduz parte da intervenção de Xi, na quarta-feira, no Grande Palácio do Povo, enquanto umas mãos digitalizadas aplaudem cada vez que o utilizador toca no ecrã do telemóvel.

O secretário-geral do PCC leu durante três horas e meia um discurso que, na versão impressa, tem 65 páginas. Perante os mais poderosos do regime chinês, Xi avançou com a sua visão de uma China moderna e próspera, capaz de se erguer alto no mundo, e onde o partido ocupa a posição central.

Os utilizadores do jogo que conseguirem bater palmas o maior número de vezes, durante o tempo estabelecido, são incluídos numa lista de melhores jogadores. Um dos jogadores atingiu a marca de 60 aplausos por segundo.

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, o jogo converteu-se num dos mais populares nas redes sociais chinesas onde está disponível, como no Weibo, o equivalente chinês a rede de mensagens instantâneas Twitter.

Xi é o líder chinês mais poderoso das últimas décadas e recebe frequentemente manifestações públicas de lealdade de quadros do partido, suscitando preocupações de que o sistema de "liderança coletiva", cimentado pelos líderes chineses desde finais dos anos 1970, está a ser desmantelado.

A sua campanha anticorrupção, lançada após ascender ao poder, em 2013, castigou mais de um milhão e meio de funcionários públicos e investigou 440 altos quadros do regime, no que críticos dizem ser uma purga contra rivais políticos.

"Que Grande Discurso: Aplaude Xi Jinping" foi publicado pelo gigante chinês da Internet Tencent, ilustrando como o partido está a usar a Internet para impor a sua narrativa e encorajar o patriotismo e lealdade à liderança do regime.

Informação veiculada pela imprensa, ao longo do ano passado, indica que o Governo chinês está a considerar comprar participações em empresas tecnológicas, incluindo a Tencent.

Trata-se de um dos gigantes da Internet chinesa e, em setembro passado, foi multado por falhar em regular o conteúdo difundido no Wechat, um aplicativo de mensagens instantâneas, que serve também como carteira digital.

[Notícia atualizada às 09:48]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório