Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Figura parecida com um coração surge na superfície do sol

Várias figuras formam-se periodicamente na superfície do sol.

Notícias ao Minuto

14:40 - 03/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Astronomia

Apareceu, na superfície do sol, uma espécie de 'coração', formado por linhas do campo magnético, cujo centro está virado para a Terra, segundo o Laboratório de Astronomia do Instituto Físico Lebedev da Academia de Ciências da Rússia.

Várias figuras formam-se periodicamente na superfície do sol, cujo aspeto faz lembrar aves, setas gigantes, continentes e outros objetos da presentes na Terra. Tais 'desenhos' aparecem na superfície solar por acaso, resultando de interações complexas de campos magnéticos no núcleo e na superfície. Os cientistas esperam que a observação destes 'desenhos' dê pistas sobre como prever a atividade solar.

Na noite de segunda para terça-feira, na superfície solar surgiu mais uma figura deste tipo, que se parece com um 'coração'. Permaneceu durante algumas horas antes de 'se dissolver' no espaço adjacente. Vale a pena destacar ainda que o centro da figura se encontrava na parte do sol que agora está virada para a Terra.

Este não é o primeiro 'coração' a ser descoberto por cientistas. A estrutura mais interessante e constante deste tipo foi encontrada em Plutão, em julho de 201,5 pela sonda espacial New Horizons. Segundo acreditam especialistas, uma estrutura semelhante pode existir no planeta anão 2010 JO179, descoberto recentemente atrás da órbita de Neptuno.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório