Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fomos à apresentação de 'Gran Turismo Sport' no seu "habitat natural"

Tudo parece bem encaminhado para o muito esperado lançamento de um novo título da clássica série de simulação automóvel.

Notícias ao Minuto

07:50 - 03/10/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

Se há série que ao longo dos anos se tornou um dos grandes estandartes da PlayStation enquanto marca é ‘Gran Turismo’. Lançada originalmente em 1997, ‘Gran Turismo’ tem chegado a todas as consolas da Sony ao longo dos últimos anos e é (finalmente) este mês que marcará presença pela primeira vez na PlayStation 4.

‘Gran Turismo Sport’ teve lançamento previsto para o final do ano passado, com o adiamento para 2017 a ter sido justificado pela produtora com o desejo de polir o jogo. Tendo em conta que ‘Gran Turismo Sport’ foi desenvolvido tendo em mente o poder acrescido da PlayStation 4 Pro e as caraterísticas particulares de realidade virtual do PlayStation VR, não custa perceber a decisão do estúdio japonês. Junta-se ainda o conhecido brio do responsável pela série ‘Gran Turismo’, Kazunori Yamauchi.

Tivemos oportunidade de constatar isto mesmo num evento de apresentação de ‘Gran Turismo Sport’ organizado pela própria PlayStation. Este teve lugar no Autódromo do Estoril, um espaço que o Relações Públicas da PlayStation, João Lopes, descreve como sendo o “habitat natural” da série. Foi aqui que pudemos experimentar ‘Gran Turismo Sport’, um jogo que parece reter a exigência e polidez pela qual a série é conhecida e que os fãs poderão constatar já a partir do cada vez mais próximo dia 18 de outubro.

Tivemos ainda oportunidade de falar com João Lopes sobre este lançamento. Leia tudo abaixo.

Porquê a escolha deste espaço para a apresentação? Porquê o Autódromo do Estoril?

Tendo em conta a longevidade da série Gran Turismo, faz-nos sentido à história do circuito do Estoril. É aqui que nós queremos comunicar e lançar o nosso simulador de condução. Contamos para isso com quatro dos maiores pilotos de sempre do nosso país – o Pedro Matos Chaves, o Pedro Couceiro, o Pedro Lamy e o Filipe Albuquerque – que melhor que ninguém poderão comentar aquilo que acham sobre este ‘Gran Turismo Sport’.

Há uma grande expetativa em torno de ‘Gran Turismo Sport’. É o grande exclusivo da PlayStation para este final de ano?

É um dos grandes lançamentos do ano, sem dúvida. Não só porque é o primeiro ‘Gran Turismo’ que sai para a PlayStation 4, mas também porque reúne um conjunto de elementos que acreditamos que o vão tornar um lançamento muito bem-sucedido. Sejam eles o facto de ‘Gran Turismo Sport’ conseguir capitalizar com o maior potencial da PlayStation 4 Pro em termos de gráficos e em termos de jogabilidade.

Por outro lado também temos o modo de realidade virtual. ‘Gran Turismo Sport’ é compatível com o PlayStation VR e acreditamos que isto tornará a experiência ainda mais imersiva. Também temos também os e-sports. ‘Gran Turismo Sport’ é o primeiro jogo a ser licenciado pela Federação Internacional de Automobilismo com provas oficiais da própria Federação que promovem um maior realismo do simulador.

Daí a escolha do nome ‘Gran Turismo Sport’ em vez de ‘Gran Turismo 7’?

Tudo é uma questão de comunicação. Foi isso que nos levou a optar por ‘Sport’.

Mas os fãs da série poderão conseguir este título o equivalente a ‘Gran Turismo 7’ em termos de conteúdo e qualidade?

Eu diria que não há nenhum título da Polyphony Digital que não tenha um elevado nível de excelência. ‘Gran Turismo Sport’ é um jogo muito completo, com uma oferta enorme não só de carros ou de pistas como também de modos de jogo. Como mencionei, com o modo compatível com o PlayStation VR e sendo feito propositadamente para a PlayStation 4 Pro, acredito que vai ser muito bem recebido pela comunidade de jogadores.

‘Gran Turismo’ já é uma série de longa data, dos tempos da PlayStation original. Porém, desde então a série teve de lidar com novos rivais como é o caso de ‘Forza Motorsport’. Sendo que outubro também é o mês em que ‘Forza Motorsport 7’, como é que a PlayStation está a ver esta rivalidade entre as duas séries?

Eu acho que no final quem ganha é a indústria [dos videojogos] por haver uma aposta neste segmento dos simuladores automóveis. Certamente o ‘Forza Motorsport’ tem as suas caraterísticas, nós com o ‘Gran Turismo Sport’ temos as nossas e acredito que no final quem ganha são os jogadores.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório