Astrónomos avistaram o primeiro asteróide duplo

O novo corpo celeste foi descoberto na zona de asteróides entre Marte e Júpiter

--

©

Notícias Ao Minuto
21/09/2017 11:33 ‧ 21/09/2017 por Notícias Ao Minuto

Tech

Espaço

Conta o Science Alert que um grupo de astrónomos avistaram através do telescópio Hubbleúnico asteróide duplo do mundo com sinais de cometa.

O novo corpo celeste foi descoberto na zona de asteróides entre Marte e Júpiter e é composto dois elementos. O asteróide é único por ser o primeiro duplo conhecido da ciência que pode também ser considerado cometa: dois corpos, de quase o mesmo peso e tamanho, viajam entre si à distância de cerca de 100 km, deixando vestígios semelhantes aos dos cometas. O corpo celeste foi denominado 288P.

Segundo os astrónomos, nunca antes foi registrado um fenómeno deste tipo. É notado que a compreensão dos processos de formação do Sistema Solar depende do conhecimento da origem e evolução dos asteróides que mostram atividade de cometas e que a descoberta de tal objeto pode ajudar os especialistas a progredir nas pesquisas.

"Precisamos de mais trabalho de observação e teórico, assim como mais objetos semelhantes a este, para encontrar uma resposta a esta questão", afirmou a líder do grupo de astrónomos, Jessica Agarwal, pertencentes ao Instituto Max Planck, na Alemanha.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas