Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Facebook também direciona publicidade para anti-semitas

As categorias deste tipo de utilizadores são geradas automaticamente de acordo com o sistema da rede social. Foram desde então apagadas.

Facebook também direciona publicidade para anti-semitas

As categorias deste tipo de utilizadores são geradas automaticamente de acordo com o sistema da rede social. Foram desde então apagadas.

Uma investigação levada a cabo pelo ProPublica revela que sistema utilizado pelo Facebook para direcionar publicidade também o faz com pessoas anti-semitas, as quais são agrupadas em categorias específicas como “’jew hater’”, “Como queimar judeus” e “A História de como os judeus arruinaram o mundo”.

O sistema de direcionamento de anúncios do Facebook atribui esta categoria aos utilizadores de acordo com os interesses que tenham sido expressos através da sua utilização da rede social. Uma vez agrupados em categorias, são exibidos a estes grupos as publicidades de anunciantes que tenham comprado esse espaço com a intenção de chegar até eles.

Apesar de ter revelado esta informação, o ProPublica reconhece que as categorias são demasiado pequenas para alguém ter comprado espaço publicitário. É referido que a categoria “’jew hater’” em específico tem apenas 2.300 pessoas, um número demasiado pequeno para ser considerado entre os mais de dois mil milhões de utilizadores mensais da plataforma.

Depois desta investigação o Facebook diz ter removido estas categorias, indicando que ainda há trabalho a fazer no seu sistema de anúncios. “Sabemos que temos mais trabalho a fazer portanto estamos a construir novas salvaguardas no nosso produto e a rever os processos para impedir que outros problemas como este surjam no futuro”, pode ler-se no comunicado de um dos executivos do Facebook, Rob Leathern, obtido pelo Cnet.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório