Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

As primeiras diretrizes para carros autónomos foram adotadas na Alemanha

Esta base foi criada por um comité composto por especialistas científicos e legais.

As primeiras diretrizes para carros autónomos foram adotadas na Alemanha
Notícias ao Minuto

11:26 - 08/09/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Futuro

Mais do que criar a própria tecnologia por detrás de carros autónomos, é urgente criar as diretrizes que venham a formar o enquadramento legal em que integrem este tipo de tecnologia. Quem é a culpa em caso de um acidente? Do carro ou do condutor? São este o tipo de questões que precisam estar previamente respondidas.

Mesmo que esteja ainda distante de estar completamente criado, este enquadramento legal está a ser criado na Alemanha, onde foram aprovadas as primeiras diretrizes éticas para os carros autónomos. Ainda que não seja suficiente, estas primeiras estão a ser entendidas como a base que abrirá caminho para mais desenvolvimentos.

São cerca de 20 as diretrizes que serão adotadas na Alemanha, na sequência do relatório levado a cabo pela Comissão de Ética para a Condução Autónoma formada pelo Ministro dos Transportes do país, Alexander Dobrindt.

Nota o Science Alert que uma destas diretrizes diz que a segurança do ser humano deve sobrepor-se sempre à de animais e propriedade, sendo que o veículo deverá evitar a todo o custo qualquer colisão.

O relatório indica que os sistemas de condução autónoma atuais ainda não conseguem tomar decisões em situações mais ambíguas, fazendo a ressalva que estas são questões que serão respondidas ao longo do tempo, à medida que a tecnologia se torne cada vez mais robusta.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório