Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mulher astronauta mais experiente da NASA regressa à Terra com recorde

A astronauta norte-americana Peggy Whitson regressou hoje à Terra, após concluir uma missão de 288 dias, batendo o recorde dos Estados Unidos pelo tempo passado no Espaço. No total da sua carreira, já passou 665 dias no Espaço, mais do que qualquer outro americano ou outra mulher.

Mulher astronauta mais experiente da NASA regressa à Terra com recorde
Notícias ao Minuto

10:00 - 03/09/17 por Lusa

Tech Estados Unidos

Imagens da cadeia televisiva da NASA mostraram a nave Soyouz MS-04, procedente da Estação Espacial Internacional a tocar terra nas estepes do Cazaquistão pelas 02:21 (hora em Lisboa), uns segundos antes do previsto.

A bordo da Soyouz MS-04 estavam Peggy Whitson, o seu colega da NASA Jack Fischer e o russo Fyodor Yurchikhin, da agência espacial Roscosmos.

Peggy Whitson, de 57 anos, é também a astronauta mais velha da história da exploração espacial e a primeira mulher a ter estado aos comandos da Estação Espacial Internacional, entre outros recordes, como o do número de caminhadas espaciais realizadas por uma mulher.

Peggy Whitson, formada em Bioquímica, concluiu assim a sua missão na Estação Espacial Internacional, iniciada em novembro do ano passado, durante a qual percorreu 196,7 milhões de quilómetros e efetuou 4.623 órbitas em torno da Terra.

Após o regresso, Peggy Whitson, que fez a sua estreia como astronauta em 1997, acumula 665 dias no Espaço -- mais do que qualquer outro astronauta norte-americano.

Minutos depois da aterragem da Soyuz, os três tripulantes foram submetidos a testes médicos de rotina, com as imagens transmitidas pelo site da NASA, que mostrou em direto a última parte do voo e a chegada, a mostrarem rostos sorridentes e tranquilos.

Notícias ao Minuto

Fischer e Yurchikhin, na Estação Espacial Internacional desde abril, completaram hoje 136 dias no Espaço.

O russo, porém, tem um total acumulado de 673 dias, divididos em cinco missões, o que o converte no sétimo astronauta que mais tempo passou fora do planeta na história.

O recorde mundial de permanência em órbita, de 879 dias, pertence ao cosmonauta russo Gennady Pedalka.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório