Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O eclipse do sol já começou

O fenómeno não pode ser observado na Europa, mas é possível acompanhar a transmissão da NASA. Em Portugal só poderá ser observado um eclipse quase total daqui a nove anos.

O eclipse do sol já começou
Notícias ao Minuto

18:07 - 21/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Fenómeno

O eclipse do sol já começou. Um fenómeno que vai colocar muitas pessoas nos Estados Unidos a olharem para o céu. Este vai ser o primeiro eclipse total do sol nos Estados Unidos desde 1979. Este fenómeno será apenas parcial em Portugal e nos restantes países europeus.

Em Portugal, este eclipse poderá ser observado ao final da tarde, quando o sol estiver a pôr-se, por volta das 19h46. Altura em que, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, as condições para vislumbrar este raro fenómeno serão as melhores. Um dos melhores locais para observar o eclipse será junto ao mar, com a linha do horizonte desimpedida.

A Madeira é a região portuguesa onde poderá ser melhor apreciado este fenómeno. Aqui a superfície do sol estará 33% encoberta, comparando com os 19% de superfície encoberta em Portugal Continental.

No entanto, nem tudo são más notícias para quem quiser observar o eclipse ainda que há distância, num ecrã. A NASA vai transmitir em direto o eclipse nos seu canal de You Tube e no Facebook.

Se quiser observar este fenómeno sem sair de Portugal terá de esperar alguns anos. Mais precisamente nove. Só em 2026, um novo eclipse quase total poderá ser visto por cá.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório