Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portal do jornal espanhol El País volta a estar acessível na China

O portal do jornal espanhol El País, bloqueado na China nos últimos três anos e meio, na sequência do escândalo 'Chinaleaks', voltou a estar acessível no país, noticiou hoje a agência espanhola EFE.

Portal do jornal espanhol El País volta a estar acessível na China
Notícias ao Minuto

12:30 - 17/08/17 por Lusa

Tech Chinaleaks

O site do El País estava inacessível desde janeiro de 2014, quando publicou, em conjunto com outros órgãos de comunicação, informações sobre a alegada evasão fiscal de familiares dos principais líderes chineses e proeminentes empresários do país.

Além do El País, o 'Chinaleaks' resultou no bloqueio dos 'sites' jornal francês Le Monde, que continua inacessível, do britânico The Guardian e do australiano Globe Mail, ambos já desbloqueados.

Em ocasiões anteriores, a página digital do diário espanhol esteve brevemente acessível durante alguns minutos na China, mas talvez devido a problemas técnicos no aparelho de censura do país. Desta vez, está acessível há quase 24 horas.

A China é o país com mais internautas do mundo - mais de 700 milhões - mas também um dos em que a Internet é mais fechada.

Através da 'Grande Firewall da China', Pequim censura redes sociais como o Facebook e o Youtube, o motor de busca Google, e ferramentas como o Dropbox e o WeTransfer.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório