Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Suécia usa realidade virtual para ajudar soldados a 'lidar' com civis

Enquanto a tecnologia não é plenamente aproveitada pelos consumidores, militares aproveitam potencialidades para trabalhar situações de risco.

Suécia usa realidade virtual para ajudar soldados a 'lidar' com civis
Notícias ao Minuto

06:10 - 17/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

Poucos de nós sabemos o que é estar num cenário de guerra. Porém, já todos vimos, certamente, alguns filmes onde situações aparentemente simples se transformam em completos cenários de caos.

Pois bem, noticia esta semana o site The Verge que os militares suecos estão a utilizar a realidade virtual para ajudar os militares em formação a lidar com situações deste género.

No fundo, através desta tecnologia, os formandos entram dentro de uma outra realidade, sendo depois possível, numa situação em que o risco de conflito é eminente, parar-se a ‘gravação’ para pedir inputs dos mesmos.

O programa já está a ser aplicado na Suécia, ficando os militares num processo de formação através de realidade virtual durante duas semanas, num cenário de realidade mista, com os soldados a poderem, desta forma, entrar em cenário de combate sem saírem da sala de formação.

Numa das simulações apresentadas, por exemplo, os militares são confrontados com uma situação em que um dos seus carros é parado e abordado por um civil que, ao contrário do que era esperado, apresenta um versão diferente da postulada na missão inicial. A partir daí, os formandos são convidados a debater a situação e qual o procedimento mais correto nestas circunstâncias. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório