Procurar

O WhatsApp não está completamente seguro. E a culpa pode ser sua

Estudo indica que 14% dos utilizadores do WhatsApp, Messenger e Viber não completa os passos necessários para tornar as aplicações seguras.

O WhatsApp não está completamente seguro. E a culpa pode ser sua

© Reuters

Miguel Patinha Dias
14/08/2017 11:32 ‧ há 8 anos por Miguel Patinha Dias

Muito se tem falado na necessidade de tornar aplicações de mensagens mais seguras, procurando oferecer aos utilizadores uma maior privacidade e segurança nas suas comunicações. Porém, mesmo que mais aplicações de mensagens venham a integrar encriptação nos seus sistemas, parece certo que a maioria dos utilizadores não a ativaria.

É esta a conclusão de um estudo levado a cabo na Universidade Brigham Young, no estado do Utah, EUA. De acordo com os dados recolhidos pelos investigadores, apenas 14% dos utilizadores do WhatsApp, Facebook Messenger e Viber ativou a encriptação das suas aplicações. Desta forma, a grande maioria dos utilizadores destas aplicações está vulnerável a ataques maliciosos, mesmo que tenha a opção de estar seguro.

“É possível que alguém com intenções maliciosas possa ter acesso às conversas [de quem não ativa encriptação]”, apontou um dos investigadores envolvidos no estudo, Elham Vaziripour, em conversa com o Daily Mail.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10