Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Há mais buracos negros à solta na nossa galáxia do que se pensava

As ondas gravitacionais detetadas no ano passado resultantes da união de dois buracos negros há 1.3 mil milhões de anos atrás foram o ponto de partida.

Há mais buracos negros à solta na nossa galáxia do que se pensava
Notícias ao Minuto

12:04 - 11/08/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

�Estimamos que há qualquer coisa como cem milhões de buracos negros na nossa galáxia”, afirma o astrofísico James Bullock ao Science Alert. O número é resultado do trabalho da equipa de Bullock que levou a cabo cálculos teóricos com o conhecimento de hoje em dia de galáxias e estrelas.

O trabalho da equipa de Bullock teve início no ano passado, com o detetar de ondas gravitacionais geradas a partir da união de dois buracos negros há 1.3 mil milhões de anos atrás. “Fundamentalmente, a deteção de ondas gravitacionais foi um momento importante porque foi a confirmação da Teoria da Relatividade de Einsein. Mas depois olhámos mais atentamente para a astrofísica e para o resultado real, a união de dois buracos negros com massa de 30 estrelas. Foi simplesmente incrível e fez-nos perguntar, ‘Quão comuns são os buracos negros deste tamanho e com que frequência se unem?’”, indicou Bullock.

Agora na posse de estimativas do número de buracos negros, a equipa considera que estas uniões devem ser bem mais frequentes do que se pensava e, mesmo que tenham um efeito devastador, não há motivos para temer este tipo de fenómenos. Pelo menos não mais do que anteriormente.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório