Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Há arquivos com vírus a circular pelo WhatsApp. Saiba como se proteger

Um estudo da empresa de segurança ESET confirmou a presença de malwares na plataforma

Há arquivos com vírus a circular pelo WhatsApp. Saiba como se proteger
Notícias ao Minuto

18:05 - 05/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Chat

A empresa de segurança ESET revelou, esta semana, que arquivos enviados pelo WhatsApp podem contee vírus, pelo menos quando é utilizado em navegadores.

Os malwares podem causar mais danos no PC "quando uma pessoa faz o download de um arquivo infectado", diz o especialista Camillo Di Jorge, sendo que nos smartphones o risco de infecções no sistema é menor.

De acordo com o Techtudo, uma das formas para se prevenir é confirmar com o remetente qual a veracidade e a precedência do arquivo. "O usuário não deve abrir arquivos de fontes desconhecidas. Ele deve sempre questionar o que é aquilo que está a receber", diz Di Jorge.

Para se proteger, o especialista faz várias recomendações. Tais como: baixar um antivírus no computador ou utilizar a técnica "sandbox" - que permite exibir o conteúdo de determinado arquivo de forma isolada. Assim, caso contenha algum tipo de vírus, o sistema do dispositivo não é contaminado.

Já quem usa o WhatsApp pelo smartphone - ou seja, pelo sistema Android ou iOS - pode ficar mais tranquilo, pois estas plataformas contam com um sistema de segurança a mais.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório