Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

E se em vez do extintor atirasse uma bola para apagar um fogo?

Este dispositivo anti-chama pode ser manuseado por uma pessoa com mobilidade reduzida ou deixada perto de potenciais focos de incêndio.

Notícias ao Minuto

20:39 - 06/07/17 por Carolina Rico

Tech Elide Fire

E se para apagar um pequeno incêndio pudesse simplesmente atirar-lhe uma bola? É essa a proposta da Elide Fire Extinguishing Ball, uma tecnologia tailandesa premiada em vários países e que agora chegou a Portugal.

Esta bola pesa cerca de 1,3 quilos e é ativada em contacto com o fogo, levando entre três a dez segundos a ‘explodir’, extinguindo a chama.

A ideia original foi concebida pelo tailandês Phanawatnan Kaimart, depois de, em 1997, ter sobrevivido a um grande incêndio num hotel em Pattaya, no qual morreram quase 100 pessoas.

O seu agente ativo é um pó químico composto por monofosfato de amónio, que apaga fogos numa área de oito a dez metros quadrados sem danificar os materiais e sem prejudicar o meio ambiente.

Segundo um representante da marca em Portugal, citado em comunicado, a bola da Elide Fire não pretende ser concorrente dos extintores, antes um complemento. Tem a vantagem, face a estes dispositivos, de poder ser usada por pessoas com mobilidade reduzida, adolescentes e idosos.

Colocada junto de um potencial foco de incêndio, como um fogão, aquecedor ou os servidores de uma empresa, por exemplo, a bola ‘explode’ sozinha apagando as chamas mais rapidamente.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório