Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

As 15 previsões certeiras de Bill Gates para o futuro da tecnologia

O livro ‘Business @ the Speed of Thought’ foi lançado em 1999.

As 15 previsões certeiras de Bill Gates para o futuro da tecnologia
Notícias ao Minuto

07:20 - 10/07/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Futuro

Bill Gates é uma daquelas personalidades da área tecnológica que dispensa apresentações. Co-fundador da Microsoft e conhecido filantropo, Gates é também alguém com uma visão clara do mundo que o rodeia e do que nos espera para o futuro.

O livro ‘Business @ the Speed of Thought’ publicado em 1999 ilustra bem o caráter visionário de Bill Gates, nota o Business Insider.

No livro o fundador da Microsoft faz 15 previsões que, 20 anos depois, mostram-se surpreendentemente precisas. Abaixo pode encontrar as áreas que Bill Gates foi capaz de prever assim como as citações originais do próprio.

1. Sites de comparação de preços

“Serão desenvolvidos serviços automatizados de comparação de preços, permitindo às pessoas ver os preços de múltiplos sites sem fazer qualquer esforço para encontrar o produto mais barato para todas as indústrias.”

2.Dispositivos móveis

“As pessoas terão consigo pequenos dispositivos que lhes permitirá estar constantemente em contacto e concretizar negócios eletronicamente a partir de qualquer lugar. Serão capazes de ver notícias, consultar os voos que tenham reservado, verificar informação dos mercados financeiros e fazer tudo o resto nestes dispositivos.”

3. Pagamentos, finanças e cuidados médicos

“As pessoas pagarão as suas contas, farão as gestão das suas finanças e comunicarão com os seus médicos através da internet”.

4. Assistentes pessoais e Internet of Things

“Serão desenvolvidos ’acompanhantes pessoais’. Serão capazes de se conetarem e sincronizarem a todos os dispositivos de alguém de uma forma inteligente, estejam eles em casa ou no escritório, o que lhes permitirá trocar dados. O dispositivo verificará o e-mail ou notificações e apresentará a informação que precisa. Quando fores a uma loja, serás capaz de dizer que receitas queres preparar e [o acompanhante] criará uma lista dos ingredientes que precisas comprar. Informará todos os dispositivos que tenhas das tuas compras e marcará na agenda, permitindo-lhes ajustar exatamente ao que estás a fazer”.

5. Vigilância remota

“Feeds de vídeo constantes da tua casa tornar-se-ão comuns, que informarão quando está alguém de visita enquanto não estás em casa”.

6. Redes sociais

“Sites privados para os teus amigos e família tornar-se-ão comuns, tornando possível conversar e planear eventos”.

7. Ofertas promocionais automatizadas

“O software saberá quanto tens uma viagem marcada e usa essa informação para sugerir atividades no local de destino. Fará sugestões de atividades, descontos, ofertas e preços mais baixos para todas as coisas que queiras fazer”.

8. Sites de discussão desportivos

“Enquanto estiveres a ver competições desportivas na televisão, haverá serviços para discutires o que está a acontecer ao vivo e onde poderás entrar em votações sobre quem pensas que ganhará”.

9. Anúncios inteligentes

“Os dispositivos terão anúncios inteligentes. Saberão as tuas tendências de compras e mostrarão anúncios de acordo com as tuas preferências”.

10. Links para sites durante televisão em direto

“As transmissões de televisão incluirão links para sites relevantes e conteúdo que complementará o que estás a ver”.

11. Painéis de discussão online

“Os residentes em cidades e países serão capazes de ter discussões sobre questões que os afetem, como política, planeamento da cidade ou segurança”.

12. Sites online baseados em interesses

“As comunidades online não serão influenciadas por localização mas sim por interesses”.

13. Software de gestão de projetos

“Os gestores de projeto que queiram construir uma equipa serão capazes de ir online, descrever o projeto e receber recomendações de pessoas disponíveis que se encaixem nos seus requisitos.”

14. Recrutamento online

“De igual forma, as pessoas que estejam à procura de trabalho serão capazes de encontrar oportunidades de emprego ao declarar os seus interesses, necessidades e capacidades especializadas”.

15. Software de negócio para comunidades

“As empresas serão capazes de apresentar propostas para trabalhos, quer estejam à procura de um projeto de construção, uma produção cinematográfica ou uma campanha de publicidade. Será eficiente não só para grandes empresas que queiram fazer ‘outsourcing’ de trabalho com que não costumem lidar, como também para negócios à procura de novos clientes como corporações que não tenham um fornecedor por dito serviço”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório