Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

O Super Mario vai partir numa 'odisseia' e vai querer acompanhá-lo

O Tech ao Minuto esteve num evento da Nintendo onde foram apresentadas as novidades para os próximos meses.

Não é por acaso que o anúncio de um ‘Super Mario’ é sempre motivo de grande ansiedade. Apesar dos seus mais de 30 anos de idade, o canalizador de bigode da Nintendo tem-se sabido renovar a cada novo título para as consolas caseiras da Nintendo, com a fasquia a ficar cada vez mais elevada.

Com a Switch, chega mais uma vez a altura de Mario ser colocado à prova e é com satisfação que comprovámos que as indicações são boas. Muito boas, na verdade.

O Tech ao Minuto marcou presença num evento especial nos escritórios da Nintendo em Portugal e pode não só assistir a uma sessão de ‘Super Mario Odyssey’ como ainda experimentar o jogo propriamente dito.

Se tivéssemos de estabelecer uma relação com outros títulos da série ficaríamos inclinados a fazê-lo com ‘Super Mario 64’. Não, ‘Super Mario Odyssey’ não é uma revolução tão grande como o título de Nintendo 64 que levou Mario do 2D para o 3D, mas parece uma expansão da mesma estrutura.

Em ‘Super Mario Odyssey’ o jogador levará Mario a explorar cenários abertos com segredos escondidos. Dos dois disponíveis da versão que nos foi mostrada, fica claro que há muito por ver e descobrir, com alguns segredos a estarem disponíveis apenas quando estamos vestidos com a devida indumentária. Mario sempre teve uma ‘queda’ para trocar de fatos por isso a possibilidade de adquirir roupas e chapéus diferentes é natural e será certamente muito divertida para os fãs de longa data.

Se a exploração faz recordar ‘Super Mario 64’ por deixar o jogador explorar sem restrições de tempo, ‘Odyssey’ introduz uma mecânica única através do espírito Cappy, que toma controlo do chapéu do canalizador. É graças a este espírito que, ao atirar o chapéu, Mario pode tomar controlo de vários elementos dos cenários, sejam eles binóculos, linhas de eletricidade, sarjetas e até inimigos. As possibilidades são imensas, não só para lidar com obstáculos mas também para aceder a novas áreas.

As possibilidades de ‘Super Mario Odyssey’ ficam bem claras quando, depois de jogarmos, vemos outros jogadores a descobrir os ambientes do jogo. As opções, as descobertas e as áreas exploradas são diferentes e a única questão não é se valerá a pena experimentar ‘Super Mario Odyssey’ mas quanto do jogo está ainda por descobrir.

Se tem uma Switch diríamos que tem todos os motivos para ter ‘Super Mario Odyssey’ como compra obrigatória para o lançamento no dia 27 de outubro. Se, por outro lado, ainda não tem uma consola da Nintendo e for fã do seu icónico canalizador, poderá querer fazê-lo até lá. Acima pode ver um pequeno vídeo de uma sessão de jogo de ‘Super Mario Odyssey’.

E porque a Nintendo não é só ‘Super Mario’…

O ano de 2017 promete ser um ano ocupado para os possuidores de uma consola da Nintendo. Durante o mesmo evento na Nintendo Portugal foi ainda possível ter contacto com alguns títulos que têm lançamento previsto para este ano, não só na Switch como também na Nintendo 3DS.

‘Mario + Rabbids Kingdom Battle’, ‘Sonic Mania’, ‘Fire Emblem Warriors’ e até a reedição de ‘Pokkén Tournament’ tornam-se títulos difíceis de passar e darão certamente que fazer aos detentores de uma Switch. Tivemos ainda oportunidade de ver uma sessão de jogo da altamente aguardada continuação da série ‘Xenoblade Chronicles’.

‘Xenoblade Chronicles 2’ promete simplificar o sistema de jogo ao mesmo tempo que muda a estrutura a que os fãs se têm habituado. Os cenários, esses, continuam tão expansivos como sempre e o jogo promete ser um autêntico ‘time sink’ para quem gosta deste tipo de RPG. Ainda há algumas arestas por limar mas a Nintendo promete que tudo estará pronto para oferecer um título de qualidade no lançamento ainda previsto para este ano.

Resta por fim falar de ‘Metroid: Samus Returns’, uma versão refeita do título lançado para de GameBoy em 1991 e que permite à Nintendo explorar mais esta aventura de Samus Aran. A vertente de exploração parece permanecer intacta, assim como a descoberta de ‘upgrades’ ao longo do cenário e consequente resolução de puzzles e acesso a novas áreas. Na sequência da trilogia ‘Prime’, ‘Metroid: Samus Returns’ tem um foco maior na ação e permite à protagonista fazer ‘parry’ a ataques de inimigos e contra-ataques para dano extra.

A versatilidade é palavra de ordem e os fãs certamente agradecerão quando este título chegar às lojas em setembro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório