Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Conheça os dois Andrés que pouco ou nada utilizam redes sociais

As redes sociais são utilizadas por quase dois mil milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto em 2017, ainda existem jovens que não sentem necessidade de as utilizar.

Conheça os dois Andrés que pouco ou nada utilizam redes sociais
Notícias ao Minuto

15:37 - 29/06/17 por Lusa

Tech Comunicação

O Dia Mundial das Redes Sociais assinala-se na sexta-feira (dia 30) e o Facebook continua a ser a rede social a chegar a mais gente, existindo em Portugal quase seis milhões de utilizadores, dos 4,5 milhões diariamente, segundo dados divulgados pela empresa.

André Benevides, 24 anos, não faz parte desse número, é um dos poucos jovens que não utiliza redes sociais nem se vê a fazê-lo num futuro próximo.

Apesar de licenciado em Engenharia Informática, afirma não sentir necessidade das redes sociais e não gostar do espírito de alguns utilizadores.

"Na altura que saiu o Myspace eu cheguei a usar mas não gostei muito de como as pessoas atuavam nas redes sociais, parecia bastante fictício, então eu acabei por desistir e nunca mais tentei", afirma.

Assume que as redes sociais não lhe chamam à atenção e que apesar de os seus amigos o incitarem nunca lhe apontaram o dedo por não ter uma.

"Estar no Facebook e a falar com outras pessoas por vezes não significa estar realmente a prestar atenção às pessoas que são importantes para nós", assinala.

A única desvantagem que vê em não estar ativo no mundo virtual é a demora em aceder a notícias e informações, que na internet chegam rapidamente e de forma constante.

Foi justamente a informação que atraiu André Carvalho, 23 anos e estudante de último ano de Comunicação Social, ao Facebook, tanto de amigos como de jornais.

Abriu a sua página no primeiro ano que entrou para a faculdade ao perceber que se trocava informação entre professores e estudantes pelas redes.

"Criei o Facebook por necessidade e não por vontade própria, antes de o fazer nem tinha a plena noção do que era", assume.

Já no terceiro ano da faculdade, deixou de sentir necessidade de consultar o Facebook para obter informações, embora ainda mantenha a sua página aberta como mera ferramenta social.

Ainda assim, explica que prefere o contacto físico e estar com amigos e que, quando o faz, mal toca no telemóvel.

"Vejo uma crescente dependência que atinge os jovens que já nascem acostumados aos meios tecnológicos, hoje em dia as crianças sabem mexer e trabalhar com tudo", afirma.

Segundo o Facebook, numa apresentação da sessão deste ano da ClickSummit, mais de 60% das pessoas navegam pelos seus telemóveis enquanto veem televisão.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório