Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vírus Petya já afetou 64 países. Número continua a aumentar

Os investigadores de segurança a analisar o ataque acreditam que pode ser mais grave que do WannaCry que teve lugar em maio.

Vírus Petya já afetou 64 países. Número continua a aumentar
Notícias ao Minuto

09:29 - 29/06/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Ataque

O ataque informático que utilizou o vírus Petya para sequestrar dados e sistemas informáticos de empresas já afetou 64 países, diz o site de suporte da Microsoft. Pior que isso, este é um número que pode vir a aumentar ainda mais, com investigadores de segurança a considerarem que pode ser ainda mais grave que o verificado em maio.

Tal como aconteceu com o WannaCry, o Petya ataca computadores com sistema operativo Windows, encriptando os dados a troco de pagamento sob forma de Bitcoin. Por enquanto a empresa encarregue do serviço de e-mail usado pelos hackers, o Posteo, já bloqueou o acesso às contas usadas pelos hackers pelo que até ao momento apenas foram efetuados 36 pagamentos.

O ataque terá começado como uma atualização disfarçada para o software de contabilidade ucraniano MeDoc e, apesar de se ter espalhado com rapidez, nota o Business Insider que está desenhado para infetar computador contidos em redes específicas e não por toda a internet.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório