Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Google multada em 2,42 mil milhões de euros pela União Europeia

Os reguladores europeus consideraram que a Google manipulou os resultados do seu motor de busca de modo a beneficiar o seu serviço de comércio eletrónico.

Google multada em 2,42 mil milhões de euros pela União Europeia
Notícias ao Minuto

11:01 - 27/06/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Europa

A União Europeia aplicou à Google uma multa no valor de 2,42 mil milhões de euros por considerar que a tecnológica de Mountain View manipulou resultados de pesquisa do seu motor de busca. A ideia terá sido beneficiar o seu serviço de comércio eletrónico, o que vai contra os princípios de neutralidade na internet.

Este é o resultado do caso que teve início em 2010, com a União Europeia a considerar que a gigante tecnológica “abusou do seu domínio do mercado” para favorecer os seus serviços de comércio eletrónico em detrimento da concorrência.

"O que a Google fez é ilegal de acordo com as regras da União Europeia. Negou a outras empresas a oportunidade de competir com méritos e de inovar. E, mais importante, negou aos consumidores europeus a escolha genuína de serviços e os benefícios completos de inovação", pode ler-se no comunicado de Margrethe Vestager a que a Reuters teve acesso.

Nota a Bloomberg que foi concedido à Google um período de 90 dias para alterar o comportamento e, mesmo que tenha falhado em fazê-lo, o caso pode ainda não ter acabado. Isto porque continuam a ser investigados os softwares na base do sistema operativo Android e ainda o serviço de publicidade online AdSense.

[Notícia atualizada às 11:13]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório