Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Astrónomos acreditam que há mais um planeta no Sistema Solar

Um grupo de investigadoras notou um movimentos estranhos numa região para lá de Plutão.

Astrónomos acreditam que há mais um planeta no Sistema Solar
Notícias ao Minuto

09:49 - 23/06/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Ainda se discute a possibilidade de existir um nono planeta no Sistema Solar (depois da despromoção de Plutão para planeta-anão) e há astrónomos que já estão a apontar para a possibilidade de um décimo.

Conta o Science Alert que duas investigadoras da Universidade do Arizona notaram estranhos movimentos na zona para lá de Plutão na orla do Sistema Solar, a Cintura de Kuiper. A dúvida está se este objeto é influenciado pela gravidade dos outros planetas do Sistema Solar ou se, por outro lado, é este corpo celeste que está a influenciar os objetos presentes nesta região.

Quanto ao nono planeta, a comunidade científica ainda debate a possibilidade se pode ou não existir realmente. A equipa do Instituto de Tecnologia da Califórnia que publicou a sua descoberta no ano passado acredita que este planeta tem dez vezes a massa da Terra e que se situa muito para lá de Plutão.

Por outro lado, há quem diga que não é possível que existam planetas destas dimensões no Sistema Solar, uma vez que emitiria um brilho tão grande que impossibilitaria que continuasse ‘escondido’ até hoje.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório