Tal como aconteceu com o Instagram, também o Facebook quer marcar o mês junho com o botão ‘Pride’ que celebre a comunidade LGBTQ. O problema (e ironicamente) é que este botão com o objetivo de celebrar uma comunidade inclusiva não está disponível para todos.
Naturalmente, os utilizadores da rede social começaram a perceber que nem todos têm acesso ao ‘Pride’, com representantes da rede social a adiantar que estão a trabalhar no lançamento para outras regiões. Porém, nota o Mashable que a ausência deste botão de territórios como a Malásia ou Singapura pode não ser uma coincidência e sim estar relacionado com as políticas anti-LGBTQ destes governos.
Em defesa do Facebook, o Vice-Presidente da rede social, Alex Schultz, apontou que este botão é um teste e confirmou que não será possível ter o botão ‘Pride’ disponível para todos os utilizadores.
Facebook confirms it hasn't rolled out the "Pride" reaction in certain countries...so far, all countries where it's illegal to be gay. pic.twitter.com/dWPPv7rysT
— Jillian (@jilliancyork) 19 de junho de 2017