Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Fibra ótica ultrapassa cabo como principal acesso à internet

A fibra ótica ultrapassou o modem cabo como principal forma de acesso à internet em banda larga fixa, num universo de 3,42 milhões de acessos à internet em local fixo existentes no final de março, revelou hoje a ANACOM.

Fibra ótica ultrapassa cabo como principal acesso à internet
Notícias ao Minuto

17:48 - 19/06/17 por Lusa

Tech Anacom

"No final do primeiro trimestre de 2017 existiam cerca de 3,42 milhões de acessos à internet em local fixo, mais 44 mil acessos do que no trimestre anterior, e a fibra ótica ultrapassou o modem cabo como a principal forma de acesso à internet em banda larga fixa, sendo responsável por 34% dos acessos, contra 33,1% do cabo", destacou em comunicado a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Os restantes acessos à Internet em banda larga fixa eram suportados em ADSL (25,2%) e LTE em local fixo (7,5%).

"A fibra ótica é a tecnologia que mais tem contribuído para o crescimento do número de acessos, ao registar aumentos superiores a 50 mil acessos por trimestre desde o início de 2015", sublinhou a entidade.

No período em análise, o número de utilizadores que efetivamente utilizaram internet em banda larga móvel subiu para 6,5 milhões, mais 0,3% em relação ao trimestre anterior e mais 17,3% face ao trimestre homólogo.

Em termos de quotas de acessos fixos, a MEO continua a liderar, com 40,1%, menos três pontos percentuais do que no período homólogo.

Segue-se o Grupo NOS com uma quota de 37,7% (mais 0,8 pontos percentuais em termos homólogos) e a Vodafone com 17,7% (foi o operador cuja quota mais subiu, 2,2 pontos percentuais).

O Grupo Apax, que detém a Nowo e a ONI, manteve a sua quota nos 4,2%.

No caso da banda larga móvel, a quota de clientes ativos da MEO era de 38,9%, seguindo-se a NOS e a Vodafone com 32,7% e 27,4%, respetivamente. A Nowo, que lançou ofertas comerciais de serviço de banda larga móvel em abril de 2016, tinha uma quota de 0,8%.

O tráfego médio mensal por acesso à internet em banda larga fixa foi de 63,4 GB. No caso da banda larga móvel com utilização efetiva, o tráfego gerado por cliente foi de 2,1 GB por mês (10,4 GB por mês no caso de 'tablet'/PC).

No primeiro trimestre, as receitas provenientes do serviço de acesso à internet fixo 'stand-alone' e de pacotes de serviços que incluem este serviço totalizaram cerca de 445,1 milhões de euros (um crescimento homólogo de 6,8%).

Já os acessos à internet móvel geraram receitas de 86,8 milhões no 1º trimestre de 2017, um valor superior em 6,4% ao registado no primeiro trimestre de 2016.

Estes são os destaques relativos aos principais indicadores que constam no relatório estatístico sobre o serviço de acesso à internet relativo ao 1.º trimestre deste ano hoje publicado pela ANACOM.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório